O Brasil formalizou sua adesão ao Arranjo Global sobre Comércio e Gênero nesta segunda-feira (26), durante a 13ª Conferência Ministerial da OMC (Organização Mundial do Comércio) em Abu Dhabi.

Brasil firma acordo internacional para impulsionar participação feminina no comércio exterior – Foto: Freepik/ND
O Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e a secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Tatiana Prazeres, lideraram o compromisso que visa aumentar a participação das mulheres no setor exportador.
Após 4 anos, acordo agora inclui Brasil
O acordo, estabelecido originalmente em 2020 pelo Canadá, Chile e Nova Zelândia, agora inclui o Brasil, juntamente com outros países da América Latina.
A iniciativa busca promover políticas públicas e cooperação internacional para capacitar mulheres no comércio exterior, impulsionando o empoderamento feminino e a igualdade de gênero.

Apenas 32,5% dos empregos no comércio exterior brasileiro foram ocupados por mulheres em 2019 – Foto: Freepik/ND
De acordo com um estudo recente do ministério, apenas 32,5% dos empregos no comércio exterior brasileiro eram ocupados por mulheres em 2019. Além disso, apenas 14% das empresas exportadoras tinham uma maioria feminina em suas estruturas de propriedade.