Fortalecimento das gestões municipais em Santa Catarina. Por Pedro Waltrick

Pedro Waltrick escreve artigo sobre a parceria inédita entre a Controladoria Geral do Estado (CGE) e as Associações de Municípios de Santa Catarina para capacitar gestores municipais.

Com a renovação de prefeitos em grande parte das cidades, o objetivo é fortalecer a qualificação técnica das equipes de governo, evitando irregularidades e desperdícios na administração pública.

A maioria dos 295 municípios catarinenses está com novos prefeitos desde 1º de janeiro deste ano, já que apenas 31% das cidades de SC reelegeram os que já faziam parte da gestão anterior. Com isso, naturalmente ocorrem alterações nos quadros de servidores que irão auxiliar a administrar as diversas cidades, o que traz um desafio extra para os prefeitos: compor uma equipe qualificada tecnicamente para auxiliá-los durante os quatro anos de mandato.

Neste contexto, a Controladoria Geral do Estado resolveu, em uma ação inédita , propor parceria com as Associações de Municípios e promover capacitações para os gestores. Vamos iniciar pelas 18 prefeituras que compõem a Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel), seguindo para as 12 cidades da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), com a intenção de estender para as outras regiões do Estado.

O trabalho faz parte do projeto CGE Conecta, que tem como um dos seus objetivos aproximar o Controle Interno dos gestores, neste caso os prefeitos. Queremos mostrar os benefícios que uma controladoria alinhada com os chefes do Executivo pode proporcionar para a Administração Pública, no sentido de evitar irregularidades e desperdícios, além de, quando necessário, combater a corrupção.

Todo gestor deve procurar pessoas, para compor sua equipe, com quatro “C”: Capacidade, Competência, Comprometimento e Confiança. A CGE pretende auxiliar naquele “C” que é possível, a Capacidade, levando conhecimento e fortalecendo a capacitação técnica.

Eu estou visitando todos os municípios para fazer o convite formal, e a receptividade dos prefeitos está sendo ótima. Todos apoiam a ideia de fortalecer suas equipes de servidores por meio de capacitações. Um fato que chama a atenção é que os prefeitos dizem não ter conhecimento de uma ação assim anteriormente, e agradecem ao governo estadual pelo incentivo aos municípios.

O governador Jorginho Mello sempre diz que é um municipalista convicto, que é no município onde tudo acontece, da vaga na escola ao buraco de rua. E ele tem razão. Uma boa gestão pública olha para a ponta, onde está o cidadão. Nesse sentido, entendo que a cooperação entre CGE e Municípios é fundamental para contribuir com o desenvolvimento econômico e social do Estado de Santa Catarina.

O post Fortalecimento das gestões municipais em Santa Catarina. Por Pedro Waltrick apareceu primeiro em Upiara.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.