A importância das empresas no apoio a eventos culturais. Por Paula Borges

Paula Borges escreve artigo sobre investimento privado em cultura e o exemplo da Maratona Cultural de Florianópolis.

Paula Borges é Presidente do Instituto Maratona Cultural. Foto: Divulgação.

O patrocínio a eventos culturais tem se mostrado uma estratégia valiosa para as empresas que desejam fortalecer sua marca e ampliar sua conexão com o público. O apoio a estas iniciativas demonstra responsabilidade social e gera impacto positivo na percepção dos consumidores.

Sem dúvida, ao associar-se a eventos desse tipo, uma marca tem uma oportunidade para se destacar em um mercado competitivo e reforça seu compromisso com a democratização do acesso à arte e ao entretenimento, fortalecendo sua imagem institucional. Afinal, a interação direta com o público cria conexões autênticas e duradouras.

Sabemos que a arte e a cultura desempenham um papel fundamental na vida das pessoas, proporcionando momentos de lazer, reflexão e aprendizado. Mas para além disso, são essenciais para enriquecer a identidade de uma sociedade, já que a cultura estimula a criatividade, amplia horizontes e promove o bem-estar. O acesso a manifestações culturais contribui para a formação de cidadãos mais críticos, conscientes e engajados com a realidade ao seu redor.

Dessa forma, apoiar eventos culturais não é apenas uma questão de marketing para as empresas, mas um investimento no desenvolvimento humano e na qualidade de vida da população.

Um exemplo disto é a Maratona Cultural de Florianópolis, um dos principais eventos multiculturais gratuitos do Brasil. Criada em 2011, a Maratona reúne milhares de pessoas a cada edição, oferecendo uma programação diversificada que inclui música, teatro, cinema, dança e artes visuais. Com mais de 400 ações espalhadas por diferentes pontos da cidade, o evento movimenta a economia local e promove a inclusão cultural.

Além do impacto social e cultural, a Maratona Cultural também traz um expressivo retorno financeiro para o município. Estudo da Fundação Getúlio Vargas, comprovou que a cada R$ 1 investido em eventos culturais e festivais de grande porte, pelo menos R$ 13 retornaram aos cofres públicos, consolidando um setor que fortalece o turismo, o comércio e todo o segmento de serviços.

Além disso, o investimento em cultura também evidencia a preocupação com o desenvolvimento social e econômico das comunidades, promovendo inclusão, diversidade e educação. Mais do que um patrocínio, trata-se de um investimento na conexão com o público, na valorização da cultura e no desenvolvimento social. Empresas que reconhecem essa importância estão um passo à frente na construção de uma marca forte e relevante.

O post A importância das empresas no apoio a eventos culturais. Por Paula Borges apareceu primeiro em Upiara.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.