‘Verão do poliamor’: Florianópolis é a cidade que mais pratica a não monogamia no Brasil

Pela primeira vez, Florianópolis lidera o ranking das cidades brasileiras que mais praticam a não monogamia. A tendência crescente no país traduz a busca por mais liberdade e menos amarras nos relacionamentos modernos.

Trisal adepto da não monogamia

Prática da não monogamia ganha força em cidades brasileiras e acende “verão do poliamor” – Foto: Andrii Rakov/Freepik/ND

A lista anual foi divulgada pela Ashley Madison, plataforma de encontros voltada para relações extraconjugais. A rede social canadense foi criada em 2002 e já conta com mais de 80 milhões de usuários em 45 países.

A não monogamia é um modelo de relacionamento que não se restringe a um único parceiro. No caso dos casais, ambas as partes têm o consentimento para se envolver com outras pessoas, seja por meio de relações sexuais ou vínculos afetivos.

Casais não monogâmicos permitem que seus parceiros se relacionem com outras pessoas – Foto: Divulgação/Freepik/ND

Florianópolis se destaca entre os adeptos do relacionamento aberto por ser uma cidade famosa pelas atrações turísticas e gastronômicas. Os festivais e a vida noturna badalada durante o ano inteiro favorecem o que a plataforma chama de “namoro casado”.

A capital, no entanto, não é o único município catarinense no ranking. Joinville ocupa o terceiro lugar entre as cidades que mais praticam a não monogamia, atrás apenas de Florianópolis e Porto Alegre.

Isabella Mise, diretora sênior de comunicação da rede Ashley Madison, considera que a procura por novas experiências e conexões emocionais é um desejo natural dos seres humanos.

Adeptos da não monogamia desafiam tradições do casamento monogâmico

A não monogamia desafia os limites e regras dos relacionamentos tradicionais – Foto: Clay Banks/Unsplash/ND

“A diversidade de cidades presentes na lista, como Florianópolis, Ribeirão Preto e Curitiba, indica que o interesse por relações não monogâmicas transcende fronteiras regionais e culturais”, destaca a diretora.

“Fatores como a cultura local, eventos festivos e a busca por experiências mais personalizadas podem influenciar a maior ou menor adesão a esse estilo de relacionamento”, constata.

A tendência ganha ainda mais força com as festas de fim de ano e a chegada do Carnaval, momento em que pessoas comprometidas se aventuram pela não monogamia. A plataforma chega a apelidar esta época de “verão do poliamor”.

Confira o ranking das 20 cidades brasileiras que mais aderem à não monogamia

Turistas em praia de Florianópolis

As festas e destinos turísticos de Florianópolis favorecem a química da não monogamia – Foto: Leo Munhoz/ND

  1. Florianópolis
  2. Porto Alegre
  3. Joinville
  4. Contagem
  5. Londrina
  6. Ribeirão Preto
  7. Sorocaba
  8. Guarulhos
  9. São José dos Campos
  10. Cuiabá
  11. Osasco
  12. Uberlândia
  13. Curitiba
  14. Manaus
  15. Fortaleza
  16. Belo Horizonte
  17. Rio de Janeiro
  18. Salvador
  19. Campinas
  20. Natal
Adicionar aos favoritos o Link permanente.