Cochilar Faz Bem: 3 Maneiras de Melhorar Sua Saúde, Felicidade e Desempenho

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Para aqueles que adoram tirar um cochilo regularmente, não há dúvidas sobre seus benefícios. Mas será que há evidências científicas de que cochilar realmente faz bem? Sim! Estudos mostram que ele está associado a um cérebro maior e mais funcional, melhor saúde física, maior desempenho no trabalho e até mesmo a um aumento na sensação de felicidade.

O ritmo frenético da vida moderna pode deixar você exausto, e o estresse pode atrapalhar uma boa noite de sono. No entanto, o cochilo pode ajudar—e as pesquisas que comprovam seus benefícios possuem um argumento sólido, até mesmo para aqueles que são céticos ou resistentes à prática.

Leia também

  • Homem utilizando um celular para fazer uma gravação de voz
    Forbes Saúde

    Como Pesquisadores Utilizam IA para Detectar Doenças por Meio da Voz

  • Foto de Wen Shuhao, fundador da startup chinesa Xtalpi
    Forbes Saúde

    Físico do MIT Usa IA Para Encontrar Novos Medicamentos

  • Coluna

    Como a Obesidade Pode Afetar a Sua Saúde Mental

Por que você precisa cochilar?

Um grande número de pessoas não dorme o suficiente: 43% relatam dormir apenas seis horas por noite, enquanto o Instituto Nacional de Saúde (NIH) recomenda entre 7 e 9 horas. Além disso, 21% das pessoas acordam pela manhã ainda sentindo cansaço, segundo pesquisas da MattressNextDay.

O sono das pessoas é interrompido por diversas razões, sendo a principal delas preocupações com o trabalho. Entre os jovens de 18 a 24 anos, 70% afirmam que o emprego atrapalha o descanso. Esse percentual é de 54% para pessoas entre 35 e 44 anos e de 42% para aqueles com mais de 55 anos, de acordo com dados da Expert Express e YouGov.

Dormir pouco está relacionado a inúmeros problemas de saúde, incluindo doenças cardiovasculares, obesidade, redução da expectativa de vida e aumento de distúrbios mentais como depressão e ansiedade.

O sono também afeta a liderança e a capacidade de inspirar outras pessoas. Um estudo publicado no Journal of Applied Psychology revelou que líderes que dormem menos têm mais dificuldade para motivar suas equipes. Além disso, funcionários que dormem pouco também se sentem menos inspirados.

Mas há uma boa notícia: cochilar pode compensar uma noite de sono ruim. Pesquisas publicadas no The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism confirmam esse efeito positivo.

Benefícios

Cochilos trazem diversos benefícios comprovados pela ciência:

  • Desempenho e Memória: Estudos publicados no Journal of Sleep Research indicam que a prática melhora o tempo de reação, a atenção, a memória e o desempenho geral.
  • Criatividade e resolução de problemas: Um cochilo breve pode aumentar a criatividade e melhorar a capacidade de solucionar problemas, segundo pesquisas da Science Advances.
  • Função cognitiva: Quem cochila regularmente apresenta um volume cerebral total maior e melhor funcionamento cognitivo, de acordo com o Journal of Sleep Health.
  • Foco e produtividade: Pesquisadores da Universidade de Hertfordshire descobriram que cochilar ajuda as pessoas a se tornarem mais focadas, produtivas e criativas.
  • Felicidade: Estudos adicionais da Universidade de Hertfordshire também apontam que cochilos estão associados a um maior nível de felicidade.

Muitas culturas já reconhecem os benefícios do cochilo. Na Espanha, na China e no Japão, a prática é valorizada como um meio de melhorar a saúde e a produtividade. No Japão, por exemplo, ela é conhecida como inemuri, ou “dormir enquanto está presente”.

Como ter os melhores resultados

No entanto, nem todos os cochilos são iguais. Para aproveitar ao máximo essa prática, siga estas recomendações:

  1. Cochile Por Períodos Curtos

Estudos indicam que cochilos curtos são os mais benéficos. O ideal é limitar o tempo de descanso a menos de 30 minutos ou, no máximo, 45 minutos. Pesquisas mostram que cochilos mais longos podem ter efeitos negativos para a saúde, enquanto cochilos curtos estão associados a benefícios tanto físicos quanto mentais.

Além disso, 66% das pessoas que cochilam por pouco tempo relataram se sentir mais felizes, comparadas a 56% daquelas que descansam por um tempo mais longo, segundo dados da Universidade de Hertfordshire.

  1. Cochile No Início Da Tarde

O melhor horário para o descanso é aquele que respeita o ritmo natural do seu corpo. Para a maioria das pessoas, isso significa tirar um cochilo no início da tarde, quando naturalmente sentimos um pouco mais de sonolência. Alguns especialistas sugerem que o cochilo termine por volta das 14h, para evitar interferências na qualidade do sono noturno.

  1. Cochile Regularmente

Transformar o cochilo em um hábito também pode trazer vantagens. Estudos publicados no Progress in Brain Research mostram que aqueles que cochilam com frequência apresentam os maiores benefícios, principalmente em relação à função cognitiva e à felicidade.

Uma ótima ideia

O cochilo pode parecer uma solução mágica — capaz de melhorar a memória, o desempenho, a saúde mental e até mesmo a longevidade — e talvez seja mesmo.

Portanto, aproveite essa prática e descanse com a tranquilidade de saber que ela faz bem para você!

Escolhas do editor

  • Escolhas do editor

    Como Escolher o Perfume Ideal para Dias Quentes? Especialistas Dão Dicas

  • forbes ceo jpmorgan jamie dimon
    Carreira

    CEO do JPMorgan Ridiculariza Resistência Ao Trabalho Presencial e Exige Eficiência

  • OpenAI
    Escolhas do editor

    Como Elon Musk Dificultou a Vida de Sam Altman, da OpenAI, da Noite para o Dia

O post Cochilar Faz Bem: 3 Maneiras de Melhorar Sua Saúde, Felicidade e Desempenho apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.