Escudo de Radiação de Chernobyl é Danificado por Ataque de Drone Russo, diz Ucrânia

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

As autoridades ucranianas afirmaram que um drone russo atingiu o escudo de radiação que cobre o danificado Reator Número 4 da usina nuclear de Chernobyl. O incidente ocorreu poucas horas antes de o vice-presidente dos EUA, JD Vance, se reunir com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em Munique, enquanto o governo Trump pressiona pelo fim da guerra entre Rússia e Ucrânia.

Em uma publicação no Telegram, Zelensky afirmou que uma ogiva explosiva disparada por um drone russo atingiu o abrigo “que protege o mundo da radiação, da usina nuclear de Chernobyl.”

Leia também

  • donald trump
    Forbes Money

    Trump Diz Que Conversou com Putin sobre Fim da Guerra na Ucrânia

  • Forbes Agro

    Exportações Agrícolas da Ucrânia Caem Quase 10% em Janeiro

  • Colunas

    Zelensky em Davos: Lições de Uma Guerra Que Redesenha o Mundo

O presidente ucraniano disse que o ataque demonstrou o desrespeito da Rússia pelas consequências e reiterou sua posição de que o presidente russo, Vladimir Putin, “definitivamente não está se preparando para negociações”, mas sim “para continuar enganando o mundo.”

Um vídeo do suposto ataque compartilhado pelo líder ucraniano mostrou uma grande explosão sobre o abrigo “Novo Confinamento Seguro”, que cobre o derretido Reator 4 de Chernobyl. Mais tarde, as imagens mostraram um buraco no teto da estrutura.

Zelensky destacou que os níveis de radiação na usina permanecem normais e que as autoridades continuarão monitorando a situação — mas acrescentou que “os danos ao abrigo são significativos.”

Foto do “Novo Confinamento Seguro”, que cobre o derretido Reator 4 de Chernobyl

Divulgação

Luzes mostram os danos causados ao Reator 4

A Agência Internacional de Energia Atômica informou que sua equipe em Chernobyl “ouviu uma explosão vinda do Novo Confinamento Seguro e, em seguida, houve um incêndio”, e acrescentou que foi informada de que o incidente foi um ataque de drone.

“Este abrigo foi construído pela Ucrânia junto com outros países da Europa e do mundo, junto com os Estados Unidos — todos aqueles comprometidos com a verdadeira segurança da humanidade. O único país no mundo que ataca tais locais, ocupa usinas nucleares e trava uma guerra sem qualquer consideração pelas consequências é a Rússia de hoje. Isso representa uma ameaça terrorista para o mundo inteiro”, acrescentou Zelensky.

Número importante

0,57 microsieverts por hora. Esse é o nível de radiação detectado na usina nuclear de Chernobyl, segundo o Serviço Estatal de Emergência da Ucrânia, que também observou que esse valor está dentro dos limites permitidos.

O que observar

Zelensky deve se encontrar com Vance à margem da Conferência de Segurança de Munique na sexta-feira. A reunião ocorre apenas dois dias depois de o presidente Donald Trump afirmar que teve uma conversa “altamente produtiva” com Putin, na qual ambos discutiram sua intenção de encerrar a guerra na Ucrânia.

Trump não especificou que tipo de acordo negociado pretende intermediar entre os dois países, mas vários membros da OTAN insistiram que qualquer discussão deve incluir Kiev e outros aliados europeus.

Escolhas do editor

  • forbes ceo jpmorgan jamie dimon
    Carreira

    CEO do JPMorgan Ridiculariza Resistência Ao Trabalho Presencial e Exige Eficiência

  • OpenAI
    Escolhas do editor

    Como Elon Musk Dificultou a Vida de Sam Altman, da OpenAI, da Noite para o Dia

  • forbes geracao z task masking
    Carreira

    Task Masking: a Nova Tendência da Geração Z de Fingir Produtividade

O post Escudo de Radiação de Chernobyl é Danificado por Ataque de Drone Russo, diz Ucrânia apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.