PSD e Republicanos disputam espólio do PSDB em SC

Enquanto o PSDB nacional debate seu destino e a provável incorporação pelo PSD ou pelo MDB, em Santa Catarina as lideranças do partido estão sendo disputas por outras legendas. O espólio do tucanato catarinense não é desprezível: o partido tem a deputada federal Geovânia de Sá, os deputados estaduais Marcos Vieira e Vicente Caropreso, além de ter elegido 13 prefeitos, 26 vice-prefeitos e 176 vereadores.

O entendimento da legislação sobre fidelidade partidária está consolidada no sentido de que os parlamentares dos partidos incorporados têm justa causa para mudar de legenda. No caso de prefeitos e vice-prefeitos, a mudança de partido é livre. Por isso, as lideranças do PSDB catarinense já são alvo de conversas.

Jorge Goetten e Eron Giordani, presidentes estaduais do Republicanos e do PSD. Fotos: Mario Agra/Câmara dos Deputados (Goetten) e Divulgação (Giordani).

Nessa disputa, dois partidos saíram na frente: PSD e Republicanos.

O PSD catarinense já trabalha para reter a maior parte dos tucanos com mandato no Estado caso seja concretizada a incorporação à legenda de Gilberto Kassab. Presidente estadual do PSDB, Marcos Vieira tem relativizado o assunto, mas tem conversado com o presidente estadual Eron Giordani.

Na Assembleia Legislativa, a incorporação do PSDB faria a bancada pessedista passar de três para cinco integrantes, tornando-se a terceira maior do parlamento estadual – atrás dos 11 do PL e dos seis do MDB. Os pessedistas também conversam com os prefeitos eleitos em 2024 e têm expectativa de manutenção de boa parte deles.

No sentido contrário, o Republicanos do deputado federal Jorge Goetten também trabalha para atrair o PSDB catarinense. Na manga, a possibilidade atrair as lideranças para a órbita do governo Jorginho Mello (PL), parceiro preferencial do Republicanos. Goetten, presidente estadual da legenda, tem ressaltado o bom momento nacional do Republicanos, com o governador paulista Tarcísio de Freitas apontado como presidenciável e o deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) na presidência da Câmara dos Deputados.

“Nós temos feito roteiros por Santa Catarina, com todo respeito, conversando com as lideranças do PSDB, do Cidadania e de outras lideranças também. Como tem esse movimento nacional em que o PSDB está se movimentando para ser incorporado por outro partido, estamos apresentando o Republicanos para as lideranças para que elas coloquem no radar a possibilidade e a oportunidade de vir para o Republicanos, que tem muito a oferecer”, afirma Jorge Goetten.

O post PSD e Republicanos disputam espólio do PSDB em SC apareceu primeiro em Upiara.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.