Projeto proíbe atletas trans em competições esportivas com recursos públicos em São José

IGUALDADE DE CONDIÇÕES
Projeto apresentado pelo vereador Cryslan de Moraes (Novo) na Câmara de São José prevê o sexo biológico de nascimento como critério único para a definição de gênero de atletas e competidores em partidas que tenham financiamento público, patrocínio, apoio institucional ou uso de espaços públicos. A medida impede, por exemplo, que atletas trans participem de competições femininas. O objetivo, segundo o autor, é “garantir condições equitativas, tendo como base fatores biológicos que podem influenciar o desempenho esportivo”. Cryslan afirma que a medida pretende assegurar que “as competições ocorram em condições equivalentes para todos os atletas, promovendo um ambiente de competição desportivo justo e seguro.” A iniciativa já conta com o apoio de mais sete vereadores, que assinaram como coautores.

POSSE
O conselheiro Herneus de Nadal foi reconduzido à presidência do Tribunal de Contas de Santa Catarina para o biênio 2025/2027. A cerimônia de posse foi nesta terça-feira (11). Da esquerda para a direita, Herneus; o presidente do TJSC, Francisco Oliveira Neto; o governador Jorginho Mello (PL) e os conselheiros José Nei Ascari (vice-presidente) e Adircélio de Moraes Ferreira Júnior (corregedor-geral). Foto: Roberto Zacarias, divulgação, Secom
COMPLEXO DE SAÚDE
Cintia Rosa assumiu como diretora executiva do MED-401, complexo de saúde de 33 mil metros quadrados em construção na SC-401, em Florianópolis. “Quero contribuir para posicionar Florianópolis como uma referência no mercado da saúde, tecnologia e inovação. Nosso compromisso é entregar um complexo inovador e de excelência, deixando um legado para a cidade e para o estado”, afirma Cintia, que foi diretora de operações do Hospital Baía Sul. Foto: divulgação

CONSUMO DE ENERGIA
Com as altas temperaturas do verão 2025, a Celesc registrou um crescimento de 13,75% no consumo de energia, em comparação com o mesmo período do ano passado. O maior consumo ocorre geralmente entre 18h30 e 21h30, por conta do uso simultâneo de aparelhos como ar-condicionado e chuveiros elétricos. Com isso, a concessionária reforça a importância de adotar medidas de consumo consciente para evitar desperdícios e manter a conta de luz sob controle.

PRÊMIO – Será lançado nesta quinta-feira (13), a terceira edição do Prêmio Aemflo de Inovação. As inscrições vão até o dia 11 de abril e a premiação será no dia 8 de maio. “Inovar vai muito além da tecnologia. Ao incorporar práticas inovadoras em seus processos, produtos e estratégias, as empresas podem ter vantagens e benefícios que impactam diretamente na sua competitividade”, afirma Gilberto Rech, presidente da Aemflo e da CDL de São José.

ENCONTRO – O Crea-SC, presidido pelo engenheiro Kita Xavier, prepara a terceira edição do Crea Summit, que será nos dias 25 e 26 de julho no Centro de Convenções de Balneário Camboriú. O tema central será “cidades inteligentes”.

O post Projeto proíbe atletas trans em competições esportivas com recursos públicos em São José apareceu primeiro em Upiara.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.