“Terra, água e alimentos não são meras mercadorias”, afirma Papa

Em mensagem a evento sobre direitos dos povos originários, Francisco ressalta importância dos recursos naturais e de garantir futuro sustentável para todos

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Foto: rawpixel.com via Freepik

A Santa Sé divulgou uma mensagem do Papa Francisco destinada aos organizadores e participantes da 7ª Reunião Global do Foro dos Povos Indígenas. O evento promovido pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (IFAD) acontece em Roma, entre os dias 10 e 11 de fevereiro, e tem como tema “o direito dos povos indígenas à autodeterminação: um percurso através da segurança alimentar e a soberania”.

No texto, o Pontífice exprime seu desejo de que o encontro “seja um espaço significativo de debate, estudo e reflexão sobre as prioridades, preocupações e justas aspirações das comunidades indígenas”.

Em relação ao tema, o Santo Padre escreve que este é um chamado a reconhecer o valor dos povos originários, bem como a herança ancestral de saberes e práticas que enriquecem a humanidade com suas tradições. “Tudo isso revela um horizonte de esperança no tempo presente, marcado por desafios intensos e complexos e não poucas tensões”, pontua.

Garantir um futuro sustentável

Francisco salienta que “a defesa do direito a preservar a própria cultura e identidade passa necessariamente pelo reconhecimento do valor da contribuição de cada um para a sociedade e a proteção da própria existência e dos recursos naturais necessários para viver”. Tal aspecto, observa, encontra-se seriamente ameaçado pela crescente apropriação de terras por empresas multinacionais, grandes investidores e Estados.

“Essas são práticas que causam danos, ameaçando o direito das comunidades a uma vida digna”, frisa o Papa, acrescentando que “a terra, a água e os alimentos não são meras mercadorias, mas a própria base da vida e da conexão desses povos com a natureza”.

Leia mais
.: Papa pede construção de sistema agrícola e alimentar mais inclusivo
.: Papa Francisco envia mensagem para Dia Mundial da Alimentação

Desta forma, defender estes direitos não é apenas uma questão de justiça, mas a garantia de um futuro sustentável para todos. “Inspirados pelo sentimento de pertencimento à família humana, podemos garantir que as gerações futuras desfrutem de um mundo em harmonia com a beleza e a bondade que guiaram as mãos de Deus na sua criação”, manifesta o Pontífice.

Concluindo sua mensagem, o Santo Padre pede “que estes esforços sejam frutíferos e sirvam de inspiração aos responsáveis ​​pelas nações, para que sejam tomadas medidas adequadas para que a família humana caminhe unida em busca do bem comum, para que ninguém seja excluído ou deixado para trás”.

O post “Terra, água e alimentos não são meras mercadorias”, afirma Papa apareceu primeiro em Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.