FIESC: novas medidas de Trump são preocupantes para o Brasil

FIESC manifesta preocupação com as recentes medidas anunciadas pelo governo dos Estados Unidos, que preveem a imposição de tarifas de 25% sobre as importações de aço e alumínio. Segundo o economista-chefe da entidade, Pablo Bittencourt, essa decisão representa um cenário desafiador para o Brasil, podendo afetar diretamente a competitividade da indústria nacional. Além das dificuldades no comércio exterior, a elevação das tarifas pode gerar impactos macroeconômicos, como a fuga de dólares e maior pressão inflacionária nos EUA. No entanto, Bittencourt aponta que, caso o Brasil fique fora da lista de países tarifados, poderá identificar oportunidades estratégicas na disputa comercial global. Na análise, também faz referência ao termo “trumplência”, uma trocadilho entre “Trump” e “turbulência”, utilizado por economistas para descrever os impactos imprevisíveis das políticas comerciais impostas pelo presidente americano.

Veja a integra da analise do economista-chefe da Fiesc:

Donald Trump anunciou ontem tarifas de 25% sobre a importação de aço e alumínio, além de prometer reciprocidade tarifária. É um dos piores cenários para o Brasil, que perderia triplamente:

  1. O Brasil é grande exportador de aço, perdendo apenas para o Canadá em volume, mas o Canadá está com tarifas suspensas;
  2. O Brasil aplica uma das maiores tarifas médias de importação aos EUA. Dessa forma, as tarifas de importação dos EUA cresceriam mais para muitos produtos brasileiros do que para vários de seus concorrentes e 
  3. Tarifas mais altas nos EUA levarão ao temor de maior inflação por lá. A consequência é a expectativa de juros mais altos nos EUA e fuga de dólares para lá.

Contudo, Trump ainda não informou quais países serão objetos das novas tarifas. Se o Brasil não entrar, nossa condição de observador da guerra tarifária nos colocaria em posição de identificar oportunidades abertas pela perda de competitividade dos países tarifados. Enfim, semana de Trumplência à vista!

Pablo Bittencourt, economista-chefe da FIESC

O post FIESC: novas medidas de Trump são preocupantes para o Brasil apareceu primeiro em Upiara.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.