Luciane Carminatti destaca as lutas para a educação neste início de ano letivo

Reconduzida à presidência da Comissão de Educação e Cultura da Alesc, a deputada Luciane Carminatti (PT) terá um importante papel já no início deste ano letivo. A parlamentar lidera importantes lutas para os profissionais do magistério e também estará à frente do debate sobre o Plano Estadual de Educação ao longo de 2025.

“Teremos um trabalho intenso pela frente, mas estou muito feliz de poder estar junto aos educadores, alunos e famílias debatendo o futuro da educação catarinense”, comenta a deputada Luciane.

Além do Plano Estadual de Educação, também será tema das lutas da deputada Luciane a melhoria na carreira dos professores, mais segurança aos temporários, chamada no concurso, uso de 100% do Fundeb na folha de pagamento e também a garantia de atendimento com médicos e especialistas nas regiões pelo plano SC Saúde.

Retorno das aulas

Voltam às aulas nesta segunda-feira, 10, mais de 500 mil alunos em mais de 1 mil escolas da rede estadual. São mais de 40 mil professores que já voltaram ao trabalho na semana passada e que, a partir de agora, irão encarar escolas com problemas de infraestrutura e salas de aula sem ar-condicionado em meio a uma onda de calor.

Por causa da demora na chamada dos temporários, alunos com deficiência e que precisam de segundo professor ficarão sem atendimento nos primeiros dias de aula. Esse atraso de contratação pela Secretaria de Estado da Educação tem sido alvo de críticas pelas famílias.

Além da rede estadual, mais de 1 milhão de estudantes também voltam às aulas nas redes municipais. São quase 4 mil escolas e pelo menos 30 mil professores só no ensino fundamental.

A rede federal de ensino em Santa Catarina conta com 39 escolas para o ensino médio, com mais de 12 mil estudantes e cerca de 1,5 mil professores.

Confira as lutas da deputada Luciane para o magistério catarinense

Plano de carreira
Carreira digna, que valorize as qualificações e o tempo de serviço no magistério.

ACTs
Condição e segurança de trabalho aos professores ACTs, com chamada no ano letivo anterior e direito de acompanhar filho em consultas e tratamentos médicos.

Educação especial
Garantia de segundo professor com qualificação para a educação especial, com salário digno, condições de trabalho e hora-atividade.

Aposentados
Acabar com o desconto abusivo dos 14% em cima do salário de quem tanto contribuiu para a educação catarinense.

100% do Fundeb na folha
Uso de todo o recurso para pagamento de salários. Atualmente, são usados apenas 80%. Isso permitiria aumento real aos professores, que desde 2021 não tiveram reajuste.

Reposição da inflação
Reposição da inflação desde o último aumento de salário, em agosto de 2021. Desde agosto de 2021 até dezembro de 2024, a perda acumulada é de 21,89%.

Assistentes de Educação (AEs)
Luta para tirar a sobrecarga de atribuições e ocupação das vagas, além da luta por uma gratificação pelas função.

Assistentes Técnico-Pedagógicos (ATPs)
Junto com a categoria, buscaremos o direito à hora-atividade e melhoria nos salários.

Especialistas
Busca por uma gratificação para essa função.

Gestão democrática
Eleição direta para direção das escolas, sem indicação política. Respeitando o voto da comunidade escolar.

Infraestrutura escolar
Infraestrutura digna e segura para a realização dos trabalhos. Na volta às aulas, a maior parte das escolas não tem nem ar-condicionado em meio a essa onda de calor.

SC Saúde
Lidera uma luta para ampliar o atendimento médico e de especialistas em todas as regiões.

O post Luciane Carminatti destaca as lutas para a educação neste início de ano letivo apareceu primeiro em Upiara.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.