Preços Mundiais de Alimentos Caem em Janeiro, Diz FAO

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

 

Os preços globais das commodities alimentícias caíram em janeiro, refletindo quedas acentuadas no açúcar e nos óleos vegetais, informou a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), nesta sexta-feira (7).

O índice de preços de alimentos da FAO, que acompanha as mudanças mensais em uma cesta de commodities alimentícias comercializadas internacionalmente, atingiu uma média de 124,9 pontos em janeiro, contra 127,0 em dezembro. Apesar da queda mensal, o índice permaneceu 6,2% maior do que no ano anterior, mas ainda está 22% abaixo do pico alcançado em março de 2022.

Leia também

  • Getty Images
    Forbes Money

    O Que Aconteceu após Elon Musk Demitir 80% dos Funcionários do X?

  • Amaggi
    Forbes Agro

    Rafael Biasoli Será Novo CFO da Amaggi

  • Escolhas do editor

    Como Ter Uma Mentalidade de Milionário para Ganhar Mais Dinheiro em 2025

Os preços do açúcar caíram 6,8% em relação a dezembro e 18,5% comparado ao ano anterior. A queda foi atribuída principalmente à melhora das perspectivas de oferta global, graças, em parte, ao clima favorável no Brasil e à retomada das exportações de açúcar pela Índia.

Em queda de 5,6%, comparado ao último mês de 2024, os preços dos óleos acompanhou o recuo dos valores globais dos óleos de palma e de colza, enquanto as cotações dos óleos de soja e de girassol permaneceram estáveis. Apesar da queda de janeiro, o índice ainda registra alta de 24,9% em base anual.

Os preços das carnes também caíram, com queda de 1,7% em janeiro.

Em contrapartida, os valores dos cereais tiveram um ligeiro aumento, subindo 0,3% em relação a dezembro, mas permaneceram 6,9% mais baixos do que em janeiro de 2024. Enquanto os preços de exportação do trigo caíram ligeiramente, os valores do milho aumentaram devido à revisão das previsões de produção e estoque mais baixas nos Estados Unidos. Enquanto os preços do arroz caíram 4,7%, refletindo a ampla oferta de exportação.

Já os laticínios subiram 2,4% em relação a dezembro e 20,4% em relação ao ano anterior, liderados por um aumento mensal nas cotações do queijo, que compensou as quedas nos preços da manteiga e do leite em pó.

Em um relatório separado, a FAO reduziu sua previsão para a produção global de cereais em 2024 para 2,840 bilhões, em comparação com os 2,841 bilhões previstos anteriormente. A revisão refletiu principalmente um corte nas estimativas da produção de milho dos EUA.

Web Stories

  • Além do Aparelho: Criminosos Roubam Celulares para Extrair Dados Sensíveis

  • empregos carreira

    Profissões do Futuro: Empregos com Maior Potencial de Crescimento nos Próximos 5 Anos

  • Os 10 Livros Mais Recomendados por Bilionários

  • Getty Images

    5 Whiskies Fora do Óbvio para Experimentar em 2025

O post Preços Mundiais de Alimentos Caem em Janeiro, Diz FAO apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.