Em viagem por SC, Jair Bolsonaro tem devolução de passaporte negada por Alexandre de Moraes

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes negou nesta quinta-feira (28) o pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro para a devolução de seu passaporte. O passaporte do ex-presidente foi apreendido em 8 de fevereiro, por determinação de Moraes no âmbito da operação Tempus Veritatis.

Jair Bolsonaro teve seu pedido de devolução do passaporte negado por Alexandre de Moraes – Foto: Alan Santos/Reprodução/ND

Em sua decisão, Moraes afirmou que “as diligências estão em curso, razão pela qual é absolutamente prematuro remover a restrição imposta ao investigado”. O ex-presidente é investigado em inquérito da Polícia Federal que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado e de abolição do Estado Democrático de Direito, em meio às eleições de 2022.

Na última semana, Jair Bolsonaro pediu a devolução de seu passaporte para poder viajar a Israel, entre os dias 12 e 18 de maio. O ex-presidente afirma que recebeu convite oficial do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, para visitar o país, em companhia de sua família.

Caso da embaixada pesa contra

Em paralelo à operação Tempus Veritatis, outro fator pesou contra Bolsonaro nos últimos dias: a hospedagem de dois dias do ex-presidente na Embaixada da Hungria.

Após o episódio, Alexandre de Moraes deu prazo de 48 horas para que o ex-presidente explicasse a situação. A suspeita do ministro é de que Bolsonaro pudesse ter pedido asilo político na embaixada. O ex-presidente apresentou resposta e sua explicação está sob análise da PGR (Procuradoria-Geral da República).

Ministro Alexandre de Moraes considerou ‘absolutamente prematuro’ devolver o passaporte de Jair Bolsonaro – Foto: Carlos Moura/STF/Divulgação/ND

Viagem por Santa Catarina

Enquanto seu passaporte segue apreendido, o ex-presidente Jair Bolsonaro e a ex-primeira-dama, Michelle, passeiam por Santa Catarina durante o feriado de Páscoa.

O casal Bolsonaro chegou a Santa Catarina na última quinta-feira (28). Na manhã desta sexta (29), em Balneário Camboriú, Jair encontrou o prefeito da cidade, Fabrício Oliveira, que também é presidente do PL municipal.

Depois de conversar com Fabrício, Bolsonaro andou de jet ski com amigos empresários. Entre eles, estava Eliseu Maggi, grande produtor rural mato-grossense. O ex-presidente passeou pelo Pontal Norte e pela Praia de Laranjeiras, onde foi recepcionado pelos banhistas.

Ex-presidente passeou de lancha por Balneário Camboriú – Foto: Reprodução/ND

Próximos dias de Bolsonaro em SC

O ex-presidente planeja ficar até o Domingo de Páscoa (31) em Balneário Camboriú. Informações indicam que ele deverá acompanhar in loco partidas da etapa do Mundial de Beach Tennis, que ocorre na cidade até domingo.

Jair e Michelle estão hospedados em uma cobertura de luxo localizada na Barra Sul. O Edifício Copenhagen tem apartamentos a partir de R$ 14 milhões.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.