A primeira sessão do prefeito Egidio Ferrari na Câmara de Blumenau

Foi a primeira sessão da Câmara Municipal em que Egidio Ferrari (PL) participou como prefeito. Ainda novato como político, traz os dois anos de experiência como deputado estadual na bagagem para saber a importância do Legislativo e sua importância para o Executivo.

No seu discurso na Tribuna, disse que fará um “Governo para pessoas”, falou dos investimentos em educação – sem citar o vereador e ex-secretário Alexandre Matias -, da discussão do transporte coletivo, reafirmou a criação da guarda municipal armada e prometeu responsabilidade, transparência e dedicação. “Vamos para cima”, finalizou.

Ele trouxe novidades. Sinalizou que vai buscar resolver uma grande distorção, os projetos urgentes, urgentíssimos, “a reivindicação que mais ouço entre os vereadores”, afirmou. Vai manter, mas promete diminuir, usar apenas para situações extremas.

Havia a expectativa sobre quem seria anunciado como seu primeiro líder do Governo, mas ele não anunciou. Disse que não havia pressa e que sua gestão estava em total sintonia com os vereadores.

O Informe Blumenau não questiona a sintonia com o Legislativo, mas tende a achar que foi uma resposta mais política. O Executivo, apesar de facultativo, tem que ter um líder para encaminhar os seus projetos e apresentar a defesa aos questionamentos dos seus pares. Egidio Ferrari vai anunciar um líder e, apesar de dizer que há um excesso de nomes, não encontrou um.

Isso diz muito sobre como começa o primeiro ano desta Legislatura. Apesar do otimismo do Governo, não é o que ouvimos dos vereadores. Há uma boa vontade, disposição para ajudar, mas longe de ser uma maioria tranquila.

Confira a fala do prefeito sobre a liderança do Governo na entrevista antes do começo da sessão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.