Na mensagem anual, Jorginho promete trabalhar ao lado da Alesc

O governador Jorginho Mello foi à Alesc nesta terça-feira, 4, para a leitura da mensagem anual do Governo do Estado. O ato marcou a abertura dos trabalhos do ano legislativo no Parlamento catarinense. A sessão especial aconteceu no Plenário Deputado Osni Régis, na sede da Alesc, em Florianópolis.

A leitura anual da mensagem do governador é um rito previsto na Constituição do Estado e tem como objetivo apresentar aos deputados estaduais os resultados alcançados e as principais ações do Governo previstas para o ano de 2025. A solenidade contou com a presença do atual presidente da Alesc, Julio Garcia, da vice-governadora Marilisa Boehm, da desembargadora Janice Goulart Ubialli, do prefeito Topázio Neto e de demais autoridades e deputados.

Em seu discurso, o governador destacou os desafios enfrentados em 2024, como tragédias e enchentes, ressaltando a coragem do Governo no enfrentamento de imprevistos. “Enfrentamos momentos difíceis, mas mostramos nossa força e união para superar obstáculos. O Governo se manteve firme para atender aos cidadãos e reverter as dificuldades”, afirmou Jorginho.

O governador também enfatizou os avanços econômicos, mencionando que, no último ano, foi possível reverter as projeções de déficit financeiro primário, reduzir os custos da máquina pública e promover uma economia de cerca de 1 bilhão de reais no primeiro ano de governo. “Nós conseguimos colocar as finanças do Estado nos trilhos. A economia de recursos foi fundamental para equilibrar nossas contas e gerar mais estabilidade fiscal”, disse Jorginho. Segundo ele, esses resultados foram essenciais para garantir um cenário de estabilidade fiscal em 2024, o que possibilitou o aumento significativo dos investimentos, com a destinação de 4 bilhões e 400 milhões de reais para obras, compras, bens e equipamentos.

Dentre as iniciativas apresentadas, o governador citou o programa Casa Catarina, que terá um investimento de 430 milhões de reais e beneficiará milhares de famílias com a oferta de moradia digna. “O Casa Catarina é um projeto que vai transformar a vida de milhares de famílias catarinenses, proporcionando moradia com qualidade e dignidade”, ressaltou. Ele também mencionou os programas CATEC e Universidade Gratuita, que continuam sendo apoiados pela atual gestão, além do Programa Estrada Boa, que visa a melhoria das rodovias estaduais.

Para 2025, o governador Jorginho Mello afirmou que será um ano de muitas conquistas. “Estamos comprometidos com o futuro de Santa Catarina. Será um ano de grandes avanços, e tenho certeza de que, com o apoio da Alesc, alcançaremos nossos objetivos”, concluiu o governador, reforçando o compromisso de sua gestão com a transparência e a parceria com a Alesc, destacando a importância do trabalho conjunto para o progresso de Santa Catarina.

Ao encerrar a sessão especial, o presidente Julio Garcia, também se dirigiu aos presentes, destacando a importância da união entre os poderes. “Nossos cidadãos querem paz e vida digna. Para trabalhar, empreender e prosperar”, afirmou Julio. Ele ainda ressaltou o papel do Legislativo no progresso do Estado, dizendo: “O Poder Legislativo está pronto para colaborar com o Executivo na promoção de um estado cada vez melhor e mais próspero.” O presidente concluiu sua fala: “Santa Catarina tem pressa, Santa Catarina pode mais, mãos à obra e muito obrigado pela presença de todos.”

Foto: Rodolfo Espínola / AgênciaAL

O post Na mensagem anual, Jorginho promete trabalhar ao lado da Alesc apareceu primeiro em Upiara.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.