Coronel Fabiano de Souza retorna ao comando dos Bombeiros de SC

Foto: Eduardo Valente / GOVSC

O governador Jorginho Mello participou, nesta segunda-feira, 3, da cerimônia de passagem do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). O evento ocorreu no Centro de Ensino da corporação, em Florianópolis, e marca o retorno do coronel Fabiano de Souza ao posto de comandante-geral.

“Tenho muito orgulho de estar hoje no Corpo de Bombeiros e dizer que todos os bombeiros nos orgulham. Estamos investindo em novas viaturas e equipamentos para melhorar ainda mais o trabalho dessa instituição séria e importante para a sociedade. Agora o Fabiano de Souza que estava na Defesa Civil volta para os Bombeiros para tocar os projetos importantes. Desejo muito sucesso ao coronel Bastos que esteve à frente do Corpo de Bombeiros nesse período”, destacou o governador Jorginho Mello.

Fabiano de Souza reassume a liderança da instituição após deixar o cargo de secretário da Proteção e Defesa Civil. Ele já havia comandado o CBMSC entre 1º de janeiro de 2023 e 31 de janeiro de 2024. O oficial possui graduação em Direito, pós-graduação em Direito e Processo Civil, especialização em Gestão Pública com ênfase na atividade de bombeiro militar e mestrado profissional em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental.

“Estou retornando ao comando do Corpo de Bombeiros Militar, praticamente na véspera de um marco histórico para a corporação, que é o primeiro centenário. Nós completamos 100 anos no dia 26 de setembro de 2026, então 2025 é o ano de planejamento, para que a gente chegue ao final desse primeiro centenário, como uma instituição moderna, inovadora, que proporciona a população cada vez mais proteção, qualidade de vida e desenvolvimento. E não posso deixar de destacar o olhar também para a motivação do nosso homem, da nossa tropa, do público interno. Então é um ano de preparação para que a gente chegue nesse marco histórico como a melhor instituição de bombeiros do Brasil”, destacou o comandante-geral.

Foto: Eduardo Valente / GOVSC

O coronel Fabiano de Souza sucede o coronel Fabiano Bastos das Neves, que esteve à frente da corporação no último ano.

“Foram 365 dias de trabalho que valeram muito à pena pra mim, praticamente um fechamento de carreira na função mais graduada da corporação, de maior responsabilidade. Me sinto realizado por ter servido a instituição, o estado e a população nesse período. Destaco as entregas feitas como a aquisição de equipamentos e missões no Rio Grande do Sul e no Mato Grosso. Outra mudança importante foi implementação do Descomplica, o decreto do governador, onde aperfeiçoou os processos de segurança contra incêndios”, disse o coronel Fabiano Bastos que atuava como comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Novas viaturas

Foto: Eduardo Valente / GOVSC

A solenidade também foi marcada pela entrega de 13 novas viaturas para reforçar a estrutura operacional da corporação. O investimento, superior a R$ 3 milhões, inclui oito caminhonetes, três ambulâncias e duas viaturas administrativas.

Além disso, ocorreu a promoção de 18 militares, sendo quatro oficiais e 14 praças, reconhecendo o desempenho e a dedicação dos profissionais que atuam no Corpo de Bombeiros Militar em Santa Catarina.

O post Coronel Fabiano de Souza retorna ao comando dos Bombeiros de SC apareceu primeiro em Upiara.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.