Urussanga inicia ano letivo com Semana Pedagógica

A Secretaria Municipal de Educação de Urussanga deu início ao ano letivo de 2024 nesta segunda-feira (3) com a abertura da Semana Pedagógica, um momento dedicado ao planejamento de ações para as escolas do município. O evento, realizado na Sociedade Recreativa Urussanga, reuniu gestores, professores, autoridades e convidados especiais para debates, trocas de experiências e reflexões sobre os desafios e prioridades da educação pública.

Urussanga inicia ano letivo com Semana PedagógicaPresente na abertura da Semana Pedagógica, a prefeita Stela Dagostin Talamini reconheceu os desafios da Educação em Urussanga e assegurou empenho para transformá-los em conquistas. “O Renato (Bez Fontana, vice-prefeito) e eu não vamos medir esforços para que, passo a passo, possamos avançar. Estamos trabalhando muito para garantir que as condições de todas as nossas escolas reflitam o respeito que temos pelo trabalho de cada um de vocês”, enfatizou.

Stela lembrou que construiu toda a trajetória profissional na Educação. “Hoje, como prefeita, trago no coração a mesma certeza: o futuro não se constrói em discursos ou obras isoladas. Ele se faz nas escolas, pelas mãos de cada profissional da Educação”, afirmou.

O evento de abertura também teve a presença do vice-prefeito, Renato Bez Fontana, da secretária municipal de Educação, Andreza Cristina Bonetti, e dos vereadores José Carlos José, Jaison Vieira, Ivan Vieira, Izolete Duarte Vieira e Teresinha Zanatta Cimolin. Na mesa de autoridades, a diretora da Escola Municipal Lydio De Brida, Juliana Ronsani Raimundo, representou todas as diretoras municipais.

“Hoje temos muitas ferramentas para nos auxiliar, como a inteligência artificial. Mas nada substitui o papel do professor para dar aquele brilho no olhar de um aluno que aprende algo novo”, afirmou a secretária Andreza.

Programação destaca tecnologia, inclusão e cultura

A manhã do primeiro dia teve palestra do jornalista e geógrafo Zeca Virtuoso, que abordou a integração entre sustentabilidade, comunicação e educação. À tarde, a pedagoga Vanessa Raupp Medeiros, especialista em educação inclusiva, debateu estratégias para adaptação curricular e mediação pedagógica. O formador Robson Delfino encerrou o dia com uma discussão sobre pensamento computacional e o uso da tecnologia em sala de aula, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A programação segue nesta terça-feira, dia 4. O dia começa com uma roda de conversa com as professoras Raquel Quarezemin, Fernanda Ronsoni e Daniela Piacentini Visintin, que compartilharam experiências exitosas em educação infantil, alfabetização e neuropsicopedagogia.

A programação também inclui a exibição do documentário “Imigran”, sobre a história de imigrantes haitianos em Urussanga, seguido de palestra da secretária de Cultura, Turismo e Esporte, Vanessa Lopes, e da professora Kelly Fernandes, que reforçam a importância da diversidade cultural e do combate à discriminação nas escolas.

O ano letivo para os estudantes da rede municipal inicia na próxima segunda-feira, dia 10.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.