À espera de reposição, segurança pública catarinense tem semana decisiva

Foto: Roberto Zacarias, divulgação

CONVERSA COM O GOVERNO
O governador Jorginho Mello (PL) começa a semana recebendo as associações que representam as categorias da segurança pública catarinense, que estão à espera de um anúncio de reposição salarial. Havia uma expectativa que o aumento fosse confirmado publicamente pelo Executivo na quinta (30) ou sexta (31), durante solenidades militares, mas os eventos foram cancelados e transferidos para esta segunda-feira. Às 15h, ocorre a transmissão de cargo no Corpo de Bombeiros Militar – o coronel Fabiano de Souza volta ao comando da corporação – e às 17h está previsto o ato de promoção de oficiais da PM. “O secretário da Fazenda anunciou que 2025 será mais um ano positivo para os cofres do governo, por isso é fundamental que o executivo se mostre sensível com a categoria que garante os melhores índices de segurança pública do país e são tão usados nas propagandas”, afirma o sargento Clailton Oliveira, presidente da Associação de Praças (Aprasc), uma das entidades que estará com Jorginho na manhã desta segunda e que pediu 35% para recuperar as perdas.

MERCADO PÚBLICO
Como o problema é crônico, resultado de histórica omissão do município no investimento e na fiscalização, tudo indica que a nova cobrança feita pelo MP estadual sobre o Mercado Público de Florianópolis tenha como desfecho um Termo de Ajustamento de Conduta para solução dos problemas. A situação do patrimônio histórico será pauta, nesta segunda-feira (3), de uma audiência extraoficial convocada pelo titular da 30a Promotoria de Justiça da Capital, Fabrício Cavalcanti.

COMISSÕES
Com a tradicional mensagem do prefeito Topázio Neto (PSD), a Câmara de Florianópolis inicia o ano legislativo nesta segunda-feira (3). Na retomada das sessões ordinárias, serão definidos os integrantes das 13 comissões permanentes do Legislativo. Manu Vieira (PL) deverá presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e Claudinei Marques (Republicanos) a Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação.

ITINERANTE – Eleito presidente da Assembleia Legislativa pela quarta vez neste sábado (1), o deputado Júlio Garcia (PSD) disse que vai manter o projeto das sessões itinerantes e afirmou que as bancadas regionais serão fortalecidas durante a sua gestão.

ELÉTRICOS E HÍBRIDOS
A Celesc lançou uma chamada pública para selecionar locais para instalação de estações de recarga de veículos elétricos e híbridos. Com mais de R$ 5 milhões em investimentos, a nova etapa do projeto Corredor Elétrico Catarinense foca em 65 novos eletropostos. As inscrições podem ser realizadas por entes públicos ou privados até 14 de março, pela internet. Foto: divulgação

AUMENTO DO IPTU
O vereador Rafael de Lima (PSD) apresentou um requerimento pedindo informações sobre o aumento do IPTU causado por uma reclassificação tributária que afetou cerca de 2 mil imóveis comerciais em Florianópolis neste início de 2025. Ele pede informações à Secretaria da Fazenda sobre a alíquota, o valor do aumento, o fundamento legal e as iniciativas publicitárias elaboradas para esclarecer os contribuintes sobre o assunto.

Recursos – Termina nesta segunda-feira (3) o prazo para que os donos de imóveis que discordam da reclassificação dos imóveis – e, por isso, não aceitaram aderir ao desconto de 20% e ao parcelamento – entrem com recurso junto ao Tribunal Administrativo Tributário (TAT) do município.

O post À espera de reposição, segurança pública catarinense tem semana decisiva apareceu primeiro em Upiara.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.