Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado

O senador Davi Alcolumbre (União-AP) foi eleito, neste sábado (1°), o novo presidente do Senado para os próximos dois anos.

Para ser eleito, um candidato precisava obter ao menos 41 votos, o que representa a maioria absoluta.

Este será o segundo mandato de Alcolumbre no cargo. Anteriormente, ele comandou a Casa Legislativa durante a primeira metade do governo de Jair Bolsonaro (PL) — período que incluiu o primeiro ano da pandemia de Covid-19 —, entre 2019 e 2021. Naquela ocasião, ele recebeu 42 votos.

Em seu discurso antes da votação, Alcolumbre defendeu o respeito às prerrogativas dos senadores e um Senado “soberano, autônomo e independente”. Ele também pediu a retomada das comissões mistas para a análise de medidas provisórias. Esses colegiados estão paralisados devido a um impasse com a Câmara nos últimos anos.

“As comissões mistas são obrigatórias por mandamento constitucional. Suprimi-las ou negligenciá-las não é apenas errado do ponto de vista do processo: é uma redução do papel do Senado”, afirmou no plenário.

Nos últimos dois anos, Alcolumbre presidiu a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Casa. No cargo, ele comandou as votações da reforma tributária e de sua regulamentação, além de conduzir as sabatinas de autoridades antes de serem submetidas ao plenário.

Com informações da CNN Brasil

Adicionar aos favoritos o Link permanente.