Cidasc prestigia evento de abertura da colheita de arroz em Turvo

Turvo foi palco da 7ª edição da Abertura da Colheita do Arroz em Santa Catarina, neste sexta-feira, 31/01. A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) marcou presença no evento com um estande institucional. A presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, participou da solenidade de abertura acompanhada do gestor do Departamento Regional da Cidasc de Criciuma, Eduardo Pesenti, e dos profissionais do departamento.

O evento, que tem se consolidado como uma grande celebração para o setor agrícola, destaca a importância da produção de arroz na região e no estado. Santa Catarina é reconhecida por sua excelente produção de arroz.

Cidasc prestigia evento de abertura da colheita de arroz em TurvoPara a safra atual, a estimativa é de 1,2 milhão de toneladas, um crescimento de 9,52% em relação ao ano anterior, segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI/CEPA). Esse avanço reflete a dedicação dos produtores e a adoção de boas práticas agrícolas.

A Cidasc desempenha um papel fundamental na defesa sanitária e na garantia da qualidade dos produtos agrícolas do estado. Um dos principais instrumentos desse trabalho é o Selo de Conformidade CIDASC (SCC), uma certificação baseada no Sistema de Gestão da Segurança dos Alimentos (SGSA).

O SCC tem três objetivos principais:

  • Otimização dos processos, reduzindo desperdícios e promovendo o uso sustentável dos recursos naturais.
  • Elevação do padrão de qualidade e segurança dos alimentos, garantindo produtos mais seguros para o consumidor.
  • Promoção da Saúde Única, alinhando a produção agroindustrial às melhores práticas sanitárias. Criado para fortalecer o agronegócio catarinense, o SCC abrange toda a cadeia produtiva de produtos de origem vegetal destinados ao consumo humano. O setor do arroz é o que mais aderiu ao programa: atualmente, 29,6% das empresas participantes do SCC pertencem a esse segmento. Além disso, 41,9% do arroz beneficiado em Santa Catarina já possui certificação ou está em processo de certificação, garantindo maior competitividade e confiança no mercado.

A presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, explica que a companhia segue empenhada em ampliar a participação das indústrias no programa, fortalecendo ainda mais a qualidade do arroz catarinense. “A produção agrícola moderna precisa ir além da produtividade: é essencial garantir um equilíbrio entre saúde humana, animal e ambiental. Esse conceito, conhecido como Saúde Única, reforça que todas essas áreas estão interligadas e que boas práticas na agricultura impactam diretamente a qualidade de vida da sociedade como um todo”, pontua a Celles Regina de Matos, presidente da Cidasc.

Cidasc prestigia evento de abertura da colheita de arroz em TurvoDurante o evento, foram discutidos os desafios e avanços da agricultura no estado, além de serem celebradas as boas colheitas e a importância da união entre produtores, autoridades e a comunidade.

A Cidasc está ampliando suas ações de educação sanitária. O objetivo do trabalho é estar ao lado dos produtores em todas as etapas do processo produtivo: Oferecer orientação técnica para o uso seguro dos drones; atuar na mediação de conflitos em casos de deriva, assegurando que responsabilidades sejam apuradas e os danos minimizados.

Celles Regina de Matos destaca que a Cidasc, através do Governo de Santa Catarina, vem se modernizando e utilizando tecnologias para proteger as lavouras catarinenses. “O futuro da agricultura catarinense depende da integração entre tecnologia, sustentabilidade e Saúde Única. A produção de arroz no estado já é um exemplo quando falamos de sanidade, eficiência e qualidade, e, com a adoção de boas práticas agrícolas, podemos avançar ainda mais rumo a um sistema produtivo que respeite o meio ambiente, proteja a saúde e fortaleça a economia local”, pontua a presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Cidasc

Adicionar aos favoritos o Link permanente.