EDP destaca cuidados com segurança após alerta de tempestades

Defesa Civil destaca a possibilidade de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a descargas elétricas e vento forte.Divulgação/EDP

A EDP, distribuidora de energia de Guarulhos, Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte, destaca os cuidados com a segurança após o alerta da Defesa Civil do Estado de São Paulo para tempestades com grandes volumes de chuva que permanecem até o final de semana.

De acordo com o alerta, a aproximação do fenômeno meteorológico conhecido como ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) traz riscos de chuva volumosa, que pode vir acompanhada de raios, vento e granizo. Os acumulados de chuva em um curto espaço de tempo podem chegar a 210 mm (Vale do Paraíba e Litoral Norte) e 150 mm (Guarulhos e Alto Tietê).

Todas as informações dos órgãos de Defesa Civil e dados meteorológicos são acompanhados, em tempo real, pelo Centro de Operações Integrado (COI), que é responsável pelo monitoramento e gerenciamento do sistema de distribuição da EDP. A tecnologia é aliada para garantir a redução do impacto aos clientes, a partir de automatização que permite manobras no sistema de forma remota, em caso de necessidade.

Operação

O Plano Verão 2024/2025, lançado em dezembro pela Distribuidora, segue em vigência até março. A EDP reforçou as equipes técnicas para mobilização em campo e no COI, além de equipes multidisciplinares.

No caso de elevação expressiva do nível de criticidade da operação, o plano estratégico prevê a migração de técnicos de outras regionais para áreas com maior impacto.

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A companhia atua com a parceria de órgão de previsão de clima para relatórios especializados, ampliando a eficácia da sua gestão operacional no atendimento aos clientes e realiza o gerenciamento da operação por meio do COI. A atuação é realizada em parceria com prefeituras e órgãos como Defesa Civil e Corpo de Bombeiros para o melhor planejamento e execução de serviços preventivos e emergenciais.

A Companhia também atua com um plano de priorização no atendimento a ocorrências que envolvam hospitais, postos de saúde, unidades de segurança pública e serviços essenciais, como escolas, creches, asilos e casos que possam oferecer risco à vida, além dos clientes cadastrados como dependentes de equipamentos elétricos para a sobrevivência. Para isso, são estabelecidos níveis diferentes de criticidade que permitem uma mobilização conforme a necessidade.

Com relação aos canais de relacionamento com o cliente, atualmente, 89% dos atendimentos da Companhia são realizados pelos canais virtuais, site www.edp.com.br e aplicativo EDP Online. Porém, em momentos de grande volume de ocorrências, os clientes buscam também o Call Center, pelo 0800 721 0123, para registrar as suas demandas e, por isso, durante o Plano Verão, a Companhia reforça o efetivo de atendentes em 24%.

Importante reforçar que, durante o período de tempestades, os cuidados com a segurança devem ser redobrados. Seguem orientações:

1 – Durante as tempestades, fique em casa; 2 – Se estiver na rua, não busque abrigo sob árvores; 3 – Evite tomar banhos durante a tempestade; 4 – Evite nadar no mar, lagos ou piscinas durante a tempestade; 5 – Não estenda roupas em varais de arame durante a aproximação da tempestade; 6 – Mantenha-se afastado e não trabalhe em cercas, alambrados, linha telefônicas ou elétricas e estruturas metálicas durante a tempestade; 7 – Retire os aparelhos eletroeletrônicos da tomada para evitar danos; 8 – Se estiver na rua, ao se deparar com fios caídos no chão, não se aproxime; 9 – Se estiver dirigindo, permaneça no veículo.

No caso de qualquer ocorrência com a rede elétrica, a EDP deve ser acionada por meio dos canais de atendimento:

* Site: www.edp.com.br * Aplicativo EDP Online * WhatsApp (11) 93465-2888 * Central de Atendimento ao Cliente: 0800 721 0123

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