VÍDEO: Nuvem ‘gigante’ assusta moradores de pequena cidade de SC

Uma nuvem gigante com um formato diferente chamou a atenção de moradores do município Faxinal dos Guedes, no Oeste de Santa Catarina. A Scud Cloud, como é chamada, apareceu na terça-feira (28).

A nuvem chamou a atenção de moradores do município do Oeste de Santa Catarina

A nuvem chamou a atenção de moradores do município do Oeste de Santa Catarina – Foto: Divulgação/Defesa Civil/ND

O meteorologista, Piter Scheuer, explica que esse tipo de formação costuma ocorrer em regiões de vales, quando as tempestades se formam no período da manhã ou na madrugada. “Momentos em que a umidade está mais alta”, completa.

O fenômeno é gerado quando o ar frio desce e atinge o solo. “Ao encontrar um ambiente bastante úmido e mais quente acaba se condensando, dando a impressão de que a nuvem realmente está tocando o chão”, descreve.

O especialista explica que a ausência de rotação é o fator que descarta a possibilidade de ser um tornado.


O registro ocorreu em Faxinal dos Guedes e se chama Scud Cloud – Vídeo: Divulgação/Defesa Civil/ND

A nuvem é inofensiva

A Defesa Civil esclarece que não houve registro de temporais ou danos causados pela nuvem, que, apesar da aparência ameaçadora, é inofensiva e não provoca condições climáticas severas.

O fenômeno apareceu em Faxinal dos Guedes se chama Scud Cloud – Vídeo: Divulgação/Defesa Civil/ND

Veja também:

VÍDEO: Nuvem gigantesca toca o chão e chama atenção em Chapecó

Uma nuvem gigantesca chamou a atenção no céu de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, na manhã do dia 21 de março de 2024. Um vídeo flagrou a movimentação da nuvem que tocava o chão e deixou moradores curiosos.

Segundo o meteorologista Piter Scheuer, se trata de uma nuvem escudo associada a uma Cumulonimbus que consegue conectar o solo por conta da alta quantidade de vapor d’água que tem na atmosfera, mas não é um tornado.

Scheuer explica que é ela que não tem rotação, mas consegue se conectar ao solo. “Após ela, ocorrem ventos fortes que podem passar de 80 a 100 quilômetros por hora”.

Nuvem Scud ou escudo aeroporto de Chapecó no dia 21/03/2024

Nuvem Scud ou escudo aeroporto de Chapecó no dia 21/03/2024 – Foto: SAER/Albert Dieison/ND

O vídeo foi registrado pelo delegado do SAER (Serviço Aeropolicial de Fronteira), Albert Dieison Silveiro, antes do temporal que atingiu o município no início da manhã.

O forte temporal causou transtornos e pessoas ficaram feridas após uma árvore cair sobre um carro na rua Sete de Setembro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.