Câncer de Colo de Útero: Saiba Mais sobre Prevenção e Sintomas

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

 

Janeiro é o mês de conscientização sobre o câncer de colo de útero, um momento importante para estimular a prevenção e lembrar da importância do diagnóstico precoce. 

Esse é um dos tipos mais comuns de tumores entre as mulheres no Brasil, com cerca de 17 mil novos casos registrados por ano, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Infelizmente, mais de 6 mil brasileiras ainda morrem todos os anos por conta desta doença.

Leia também

  • Coluna

    Dieta Pode Ter Papel Importante na Evolução do Câncer de Próstata, Avalia Estudo

  • Coluna

    A Importância de Atitudes Positivas e Transformadoras

  • câncer de pele
    Coluna

    A Importância da Conscientização sobre o Câncer de Pele

Por isso, precisamos falar mais sobre saúde e como o autocuidado e pequenas atitudes podem salvar vidas.

Os sintomas mais comuns do câncer de colo de útero incluem sangramento vaginal, especialmente após a relação sexual, corrimento com odor desagradável, dor pélvica que pode se espalhar para o abdômen, e inchaço nas pernas. 

Nos casos mais avançados, a doença pode atingir outros órgãos, como pulmões e ossos, causando falta de ar, tosse ou dores intensas. Por isso, é fundamental prestar atenção a esses sinais e buscar orientação médica o quanto antes.

Mas a informação mais importante, que precisamos reforçar e divulgar sempre, é que o câncer de colo de útero é altamente prevenível. A vacinação contra o HPV (papilomavírus humano), oferecida no Sistema Único de Saúde (SUS), é uma medida fortemente eficaz. 

A imunização é feita gratuitamente para meninas e meninos de 9 a 14 anos, e para outros grupos, como pessoas de 9 a 45 anos que vivem com HIV e Aids, pacientes oncológicos, pessoas com papilomatose respiratória recorrente (PRR) e transplantados.

Além disso, o exame papanicolau, que detecta alterações precoces nas células do colo do útero, é essencial para um diagnóstico precoce e um tratamento eficaz. 

Janeiro está chegando ao fim, mas a atenção com a saúde deve acontecer durante todo o ano. Deixo, então, um recado especial para as mulheres: cuidem-se e incentivem outras mulheres a fazerem o mesmo. Seu bem-estar vale muito!

Fernando Maluf é cofundador do Instituto Vencer o Câncer e professor livre-docente da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

Escolhas do editor

  • Coluna

    DeepSeek: Revolução ou o Cavalo de Troia Chinês?

  • Divulgação/Nubank
    Escolhas do editor

    Forbes CEO: Lívia Chanes e Seus 100 Milhões de Clientes no Brasil

  • CFO
    Carreira

    Guia do CEO: as Perguntas que Todo Líder Deve Responder

O post Câncer de Colo de Útero: Saiba Mais sobre Prevenção e Sintomas apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.