Problemas no canal da Barra, blitz no mar e outros destaques desta segunda, 27 de janeiro

CANAL DA BARRA
A Cooperbarco, responsável pelo transporte público aquaviário no canal da Barra da Lagoa, está enfrentando problemas no ponto final da operação, em frente ao restaurante. Embarcações na área da estrutura de apoio náutico municipal têm dificultado as manobras e comprometendo a atracação das embarcações para embarque e desembarque de passageiros, além de obstruírem o uso da rampa pública -que é essencial para serviços como bombeiros, Defesa Civil, Capitania dos Portos e outros usuários. Outro questão é a ocupação da estrutura municipal de apoio náutico pelo restaurante Maria e Maria, com mesas e cadeiras sobre o espaço destinado aos passageiros. A Cooperbarco já pediu providências aos órgãos oficiais – Secretaria do Patrimônio da União (SPU), prefeitura de Florianópolis e Capitania dos Portos – para regularização da situação.

BLITZ NO MAR
O projeto Limpeza dos Mares fez uma blitz neste final de semana, no Tinguá, em Governador Celso Ramos, reduto de concentração das embarcações na Grande Florianópolis. A ação tem como objetivo conscientizar a população embarcada e os turistas sobre a importância do descarte correto de resíduos e da preservação ambiental. Mais de 100 embarcações foram visitadas e receberam os kits do Limpeza dos Mares com utensílios reciclados do lixo retirado durante estes últimos anos do projeto, a revistinha da Turma do Limpeza, além de bonés, sacolas e toalhas. Realizada pela Associação Náutica Brasileira (Acatmar), Mundo Mar e a Acquanauta, a atividade conta com o patrocínio mantenedor do Fort Atacadista e o apoio oficial de parceiros como Ativa Náutica, Atlântico Despachante, Avelisc, Iate Clube Veleiros da Ilha, Netuno Geradores, Magic Boat, Sanáutica, Freguesia Oyster Bar e Companhia da Praia.

Projeto Limpeza dos Mares fez blitz educativa no Tinguá, em Governador Celso Ramos. Foto: divulgação

TENDÊNCIAS
A Associação Empresarial de Florianópolis (Acif) realiza nesta quinta-feira (30) a segunda edição do NRF Connect: tendências além do varejo. O convidado especial é Roberto Funari, ex-CEO da Alpargatas (Havaianas), acelerador de startups e conselheiro de administração, que vai compartilhar insights sobre centralidade no cliente, inovação corporativa e engajamento de consumidores. O evento também compartilhar as inovações apresentadas na NRF 2025, a maior feira de varejo do mundo, que aconteceu em Nova York nos dias 12, 13 e 14 de janeiro. A inscrição gratuita pode ser feita pelo site da Acif.

ESTANTE JURÍDICA – O promotor de Justiça Henrique da Rosa Ziesemer, que atua em Palhoça, está lançando a terceira edição do seu livro “Interesses e Direitos Difusos e Coletivos” (Editora Mizuno).

DEMOCRACIA – Projeto de lei apresentado pelo vereador Afrânio Boppré (PSol) proíbe a contratação, pela prefeitura de Florianópolis, de pessoas condenadas por crimes contra o Estado Democrático de Direito.

SAÚDE PÚBLICA – A 4ª Promotoria de Justiça de São José instaurou um inquérito civil para apurar os riscos sanitários e as medidas que devem ser tomadas diante uma infestação de pombos na Escola Básica Professor Rodrigues Cabral.

PATRIMÔNIO – A Praça XV vai voltar a ser fechada por tapumes no Carnaval 2025. A medida vem sendo adotada pela Secretaria de Turismo de Florianópolis desde a folia de 2018 para proteger o espaço público de destruição e vandalismo.

ÓLEO – O governador Jorginho Mello (PL) anuncia nesta segunda-feira, (27) a nova cota de incentivo fiscal para o óleo diesel utilizado por embarcações pesqueiras em Santa Catarina. A medida tem o objetivo de reduzir os custos operacionais e assegurar a competitividade das atividades relacionadas à pesca.

O post Problemas no canal da Barra, blitz no mar e outros destaques desta segunda, 27 de janeiro apareceu primeiro em Upiara.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.