Papa exorta a uma cultura de respeito pela segurança nas estradas

O Bispo de Roma fez um discurso à Federação Automóvel Clube da Itália; falou sobre segurança nas estradas e o uso exacerbado dos combustíveis fósseis

Da redação, com Boletim da Santa Sé

Foto: Imagem de alba1970 por Pixabay

O Papa Francisco recebeu em audiência nesta quinta-feira, 23, a Federação Automóvel Clube da Itália, que há 120 anos cuida do bem-estar e da segurança das pessoas nas estradas do país. Em seu discurso, o Santo Padre abordou diversos temas: o Jubileu, educação e meio ambiente.

“A peregrinação envolve o risco de perder o caminho, é verdade, de nos encontrarmos em dificuldades ou de nos sentirmos perdidos. O Jubileu pode ser, portanto, para todos, uma oportunidade de recomeçar, o momento certo para recalcular o caminho da nossa vida, identificando os marcos a não perder e aqueles que podem tornar-se um obstáculo para atingirmos o nosso objetivo”, disse Francisco.

Mais adiante, o Sucessor de Pedro falou brevemente sobre educação e meio ambiente — temas recorrentes em suas homilias e discursos. “Comecemos pela educação. Há necessidade de uma cultura de respeito pela segurança rodoviária, começando pelas escolas. Os programas educativos que promovem, envolvendo os alunos, são uma contribuição válida para educar para a cidadania ativa. Adotar um comportamento responsável, respeitar as regras e estar ciente dos riscos ajuda a coexistência civil e a atingir a meta ‘zero vítimas nas estradas’. Este é um objetivo claro”, ponderou o Papa.

A seguir, Francisco falou sobre o cuidado com o meio ambiente, o consumo exacerbado de energia não-renovável, o custo do petróleo, a poluição e o trânsito e todo o impacto que esta cadeia causa na Casa Comum. “A qualidade de vida está em jogo! Por isso, é urgente trabalhar para enfrentar esses desafios de forma séria e determinada, também por meio da criação de alianças para criar incentivos à sustentabilidade. Neste setor, a tecnologia já oferece oportunidades relevantes e diversas ferramentas; outras certamente serão disponibilizadas”, observou.

Ao final de seu discurso, Francisco abençoou os integrante da Federação e os advertiu para que não percam de vista os cuidados com o ser humano. “Caros amigos, há 120 anos vocês estão a serviço dos cidadãos, acompanhando o ritmo dos tempos. Nesta mudança de época, continuem a se concentrar nas pessoas, em seu bem-estar e em sua segurança. Confio vocês, suas famílias e seu trabalho a São Cristóvão, Padroeiro dos motoristas. Eu os abençoo e, por favor, peço que rezem por mim. Obrigado”.

O post Papa exorta a uma cultura de respeito pela segurança nas estradas apareceu primeiro em Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.