Brasileiros contam expectativa para o Jubileu das Comunicações

Jubileu das Comunicações em Roma acontece de 24 a 26 de janeiro, com audiência com o Papa no sábado, 25

Jéssica Marçal
Da Redação

O Jubileu do Mundo das Comunicações nesta semana, de 24 a 26 de janeiro, é o primeiro grande evento jubilar deste Ano Santo. Foram especialmente convidados todos os profissionais do mundo da comunicação para participar do encontro, que prevê uma peregrinação guiada à Porta Santa da Basílica de São Pedro e audiência com o Papa Francisco, além de conferências sobre temas ligados à comunicação.

Acesse
.: Especial Jubileu 2025

Padre Leonardo Monteiro / Foto: Arquivo Pessoal

Entre os vários participantes, há brasileiros. Padre Leonardo Monteiro, do clero da arquidiocese de Belém (PA), é um deles. Ele coordena a Pastoral da Comunicação na arquidiocese e também no regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Para ele, a comunicação na Igreja tem sido cada vez mais valorizada e estudada, sobretudo com o advento das novas tecnologias.

O sacerdote observa que o fato do primeiro grande evento do Ano Santo ser dedicado à comunicação já demonstra o carinho e atenção da Igreja pelo tema. “Eu estou indo para lá justamente para aprender um pouco mais e estar com Roma naquilo que ela diz sobre a comunicação católica e representando, também, um pedacinho da Igreja no Brasil para o povo que estará lá participando deste evento”.

A mesma perspectiva é compartilhada pela jornalista Larissa Carvalho, da assessoria de comunicação da CNBB. “Começar o Ano Santo com esse tema nos convida a refletir sobre a importância da comunicação no processo de evangelização, no diálogo com as culturas e na construção de pontes entre as pessoas.”

Larissa também irá a Roma para a celebração jubilar e participará, além da programação pública, de um evento específico dedicado aos jovens profissionais de comunicação. Além dela, outros cinco brasileiros participarão também.

A Igreja tem por missão comunicar Jesus Cristo, essa é a mais fecunda e autêntica comunicação que a Igreja deve fazer”
Padre Leonardo Monteiro

A missão de comunicar Jesus Cristo

A programação deste primeiro grande evento jubilar prevê atividades que abordarão temáticas variadas: comunicação e esperança, jornalismo como missão e novas mídias são algumas delas. Para padre Leonardo, essas conferências contribuem com a missão evangelizadora uma vez que ajudam a formar quem delas participa para uma comunicação cada vez mais alinhada.

A Igreja tem por missão comunicar Jesus Cristo, essa é a mais fecunda e autêntica comunicação que a Igreja deve fazer. Por esse motivo a Igreja aborda diversas temáticas exatamente nessa perspectiva do anúncio do Evangelho, pois esta, repito, é a nossa maior missão”.

A jornalista Larissa Carvalho / Foto: Arquivo Pessoal

Larissa ressalta que essas reflexões são essenciais para o trabalho da comunicação religiosa. “O jornalismo como missão, por exemplo, destaca a responsabilidade de informar com verdade, respeito e ética. Além disso, ao abordar a comunicação e a esperança, a Igreja poderá redescobrir o poder da boa notícia, aquela que transmite esperança verdadeira e que é capaz de transformar realidades. O debate sobre as novas mídias é igualmente relevante, pois nos desafia a explorar novas formas de evangelização, alcançando pessoas que antes estariam distantes da Igreja.”

O caminho na comunicação

Padre Leonardo conta que, no seminário, ele ainda não tinha um “perfil comunicador”. Ele até gostava de fotografia e da escrita, inclusive escrevia algumas matérias para o jornal da arquidiocese antes de entrar no seminário.

A história do sacerdote com a comunicação começou a mudar em 2014, quando ele estava no segundo ano do seminário e teve a oportunidade de fazer um curso na área em São Paulo. “Foi uma coisa que marcou muito a minha caminhada vocacional e me fez abraçar, definitivamente, a Pascom como um propósito, uma missão”.

Leia também 
.: Entenda o vínculo entre a Igreja Católica e o mundo das comunicações
.: Documentos da Igreja sobre comunicação revelam clarividência dos Papas

Já Larissa, que trabalha com a comunicação na CNBB há 10 anos, buscou a faculdade de Jornalismo e fez duas especializações, uma em gestão da comunicação nas organizações e outra em marketing digital. Ao longo dos anos, ela foi percebendo que a comunicação não é só um instrumento de informação, mas uma ferramenta poderosa de transformação social e espiritual.

Trabalhar com a comunicação eclesial é para mim uma oportunidade; e a experiência nessa área me trouxe uma grande gratidão por poder contribuir com a missão evangelizadora da Igreja, auxiliando na construção de uma comunicação que seja verdadeira, acolhedora e que conduza as pessoas a um encontro mais profundo com Deus.”

Encontro com o Papa

Tanto padre Leonardo como Larissa participarão de um dos eventos mais aguardados pelos comunicadores neste Jubileu: o encontro com o Papa Francisco no sábado, 25.

A minha expectativa é a melhor possível”, expressa padre Leonardo. “Estou com o coração muito ansioso por esse momento, sobretudo porque a gente sabe que o Papa é o Sucessor do Apóstolo Pedro. Nele, nós confirmamos a nossa fé. Eu quero encontrar o Papa exatamente para reafirmar a minha fé nessa Igreja, a minha fé em Jesus Cristo e reafirmar o meu ministério a serviço dessa Igreja que eu amo.”

Para Larissa, estar com o Papa, ouvir suas palavras e viver este momento de comunhão será uma experiência inesquecível. “Espero que possa me inspirar a continuar meu trabalho com ainda mais dedicação.”, partilha.

O post Brasileiros contam expectativa para o Jubileu das Comunicações apareceu primeiro em Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.