
A chuva que vem atingindo a Grande Florianópolis desde a quinta-feira (16) superou o total previsto para o mês de janeiro. Segundo informações da Defesa Civil de Santa Catarina, a cidade com o acumulado máximo de precipitação foi Biguaçu, que choveu 369 milímetros de chuva em 24 horas.

Chuva deixou o trânsito intenso em alguns pontos de Florianópolis – Foto: Reprodução/ND
Em Tijucas foram registrados 329 milímetros em 24 horas, já em Florianópolis choveu 325 milímetros. “É quase uma vez e meia o que chove no mês de janeiro normalmente”, disse o prefeito Topázio Neto em entrevista ao programa SC no Ar.

Biguaçu, Tijucas e Florianópolis foram os municípios que mais choveram no último dia – Foto: Divulgação/Defesa Civil/Florianópolis
Devido às chuvas, diversas rodovias foram interditadas na Grande Florianópolis. Na capital, alagamentos na SC-401 e SC-405 provocaram lentidão e interdições, enquanto a queda de árvores e barreiras exigiu a reorganização do tráfego em vias importantes.
Na BR-101, em Biguaçu, um dos trechos mais críticos, bloqueios em ambos os sentidos obrigam os motoristas a utilizarem rotas alternativas, como o Contorno Viário. Além disso, alterações em linhas de ônibus e deslizamentos em bairros como Carvoeira complicam ainda mais os deslocamentos, reforçando o alerta para que a população evite sair de casa.
Mais chuva nesta sexta-feira na Grande Florianópolis
A previsão é que continue chovendo na Grande Florianópolis nesta sexta-feira (17). “Devemos ter chuva durante todo o dia, em uma intensidade um pouco menor, mas vai chover muito. A principal recomendação é ficar em casa. Se não precisar sair, fique em casa e em um lugar seguro”, recomendou Neto.
A Semas (Secretaria de Assistência Social) de Florianópolis organizou quatro abrigos em diferentes pontos da cidade.