Prefeitos do RS se colocaram à disposição de Balneário Camboriú, diz prefeita

Na tarde desta quinta-feira (16), a prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan (PSD), falou em coletiva de imprensa sobre a atual situação da cidade após as chuvas torrenciais registradas durante a manhã na região.

Imagem mostra prefeita de Balneário Camboriú durante coletiva

Prefeita de Balneário Camboriú Juliana Pavan (PSD) fez coletiva na tarde desta quinta-feira (16) – Foto: Brayan Brum/ND

Um dos pontos que chamou atenção foi o oferecimento de ajuda de prefeitos do Rio Grande do Sul, estado castigado pelas chuvas em 2024, à cidade do Litoral Norte catarinense. O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), também havia feito contato com a prefeita.

“Recebi ligação de alguns prefeitos que já passaram por situações muito mais alarmantes do que a nossa e que se colocaram à disposição. O prefeito de Porto Alegre, Sebastião, o prefeito de Canoas, Airton, o prefeito Vaguinho, de Criciúma, alguns ex-prefeitos de outras cidades também já entraram em contato conosco”, disse Juliana.

Imagens aéreas mostram parte da cidade embaixo d’água – Foto: GMBC/ND

Técnicos de geologia de Blumenau

Segundo a prefeita, o Município de Blumenau também ofereceu ajuda para Balneário Camboriú em relação a possíveis desabamentos de terra.

“O prefeito Egídio, de Blumenau, colocou à disposição uma equipe de geologia para dar todo o suporte na questão de direcionamento dessas áreas aonde aconteceram deslizamentos, que foi no bairro Ariribá e no bairro das Nações. Infelizmente, o Balneário Camboriú não tem equipe de geologia e nós imediatamente conseguimos uma resposta”, enfatizou a prefeita.

Situação em Balneário Camboriú

Cidade trabalha na recuperação após estragos causados pela chuva – Foto: PMBC/ND

Balneário Camboriú registrou nas últimas 24h quase 200mm de chuva. A média esperada para todo o mês de janeiro era de 215mm. A alta concentração de água em um curto período de tempo causou alagamentos, pontos de interdição por todo o município e deslizamentos.

Com a trégua no volume de chuva, as equipes da Secretaria de Obras já iniciaram os trabalhos de atendimento às áreas mais afetadas. De acordo com o secretário de Obras, Cristiano Santos, a prioridade neste momento é desobstruir e garantir o funcionamento dos serviços essenciais.

“Vamos atuar primeiro nos espaços de saúde que foram atingidos, garantindo que o atendimento à população não seja prejudicado. Em seguida, vamos focar nas unidades de educação e, posteriormente, na recuperação das vias dos bairros que ainda estão alagadas”, explicou o secretário.

A própria sede da Secretaria de Obras também foi afetada pelas chuvas, dificultando a operação das equipes. Enquanto isso, a secretaria está atuando em parceria com a EMASA, utilizando dois caminhões hidrojato para realizar a limpeza das unidades de atendimento da saúde, como a UPA das Nações.

Equipes e maquinário estão sendo deslocados para os pontos necessários, garantindo limpeza e remoção de entulhos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.