Quanto Bilionários Podem Desembolsar Pelo TikTok nos EUA?

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Na última sexta-feira (10), a Suprema Corte dos Estados Unidos se reuniu com advogados do TikTok e seus influenciadores para ouvir suas argumentações sobre a lei que força a plataforma a vender ou encerrar suas operações no país. Na ocasião, os juízes indicaram que provavelmente irão manter a lei federal em questão.

Sendo assim, a proibição entraria em vigor neste domingo (19), um dia antes da posse do presidente Trump. A menos que o presidente Biden estenda o prazo ou que o Congresso aprove um novo projeto de lei na segunda (20), o que daria à empresa-mãe ByteDance mais 270 dias para se desfazer da plataforma. Outra possibilidade é a própria ByteDance vender a versão americana do TikTok para um proprietário americano. Por hora, a empresa indica não ter plano algum de realizar essa venda, mesmo com bilionários — incluindo Frank McCourt — demonstrando interesse em comprá-lo. Vale destacar que o governo chinês estaria de olho em Elon Musk como um comprador em potencial para a rede social, segundo a Bloomberg, algo que o TikTok chamou de “ficção pura”.

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A grande questão: quanto custaria o TikTok?

McCourt é ex-proprietário do Los Angeles Dodgers e é quem lidera um grupo interessado em adquirir o TikTok por meio de seu Projeto Liberty. Ele disse acreditar que a operação do TikTok nos EUA vale US$ 20 bilhões (R$ 120,4 bilhões). Esse valor corresponde ao negócio sem o poderoso “mecanismo de recomendação”, que sugere novos vídeos. O bilionário afirma que não tem interesse no algoritmo, que provavelmente nunca será vendido pela ByteDance. Se isso acontecesse, o analista da Wedbush, Dan Ives, acredita que US$ 300 bilhões (R$ 1,806 trilhão) “podem ser uma estimativa conservadora.” A maioria das pessoas estima um valor intermediário.

O TikTok é especialmente difícil de avaliar. Não se trata apenas do questionamento sobre o valioso algoritmo, mas também do fato de que atualmente é uma divisão de uma empresa privada sediada na China. Para complicar ainda mais, o app é tecnicamente uma subsidiária de empresas de fachada registradas nas Ilhas Cayman, uma jurisdição financeiramente opaca, o que torna quase impossível para pessoas de fora saberem exatamente quanto o TikTok gera de receita, muito menos de lucro, nos EUA. O governo chinês também possui uma pequena, mas altamente influente, participação em um dos outros negócios da ByteDance. A China tem insistido repetidamente que sua capacidade de influenciar o negócio se limita às operações fora dos Estados Unidos, mas qualquer venda precisaria de aprovação do governo chinês.

Uma venda forçada durante uma proibição temporária provavelmente influenciaria o preço que alguém estaria disposto a pagar pelo TikTok. Advogados da plataforma e da de sua empresa-mãe escreveram em documentos judiciais que uma interrupção com duração de um mês poderia resultar em uma queda de 29% na receita global de publicidade do TikTok para o ano.

Também existem custos potenciais associados a uma venda. “Em um possível desmembramento, a rede social precisaria criar muita infraestrutura nova e se perderia da sua ByteDance”, Gil Luria, analista da D.A. Davidson. “O preço também seria limitado pelo processo acelerado e pela necessidade de comprar toda a franquia, ao invés de um IPO, o que reduz significativamente o número de compradores potenciais.”

Levando em conta essas complicações, aqui estão quatro maneiras potenciais de avaliar o TikTok:

1. A oferta de US$ 20 bilhões (R$ 120,4 bilhões) de Frank McCourt

O grupo de investidores liderado por McCourt acredita que será possível comprar o TikTok nos Estados Unidos, sem seu algoritmo, por US$ 20 bilhões (R$ 120,4 bilhões). Esse valor é aproximadamente igual ao valor empresarial do concorrente Snapchat. McCourt não respondeu ao nosso pedido de comentário, mas o analista da Benchmark, Mark Zgutowicz, diz que uma forma de chegar a esse número seria avaliando o TikTok com base em um múltiplo do número de usuários. US$ 20 bilhões equivalem a cerca de US$ 120 (R$ 722,40) por cada um dos 170 milhões de usuários estadunidenses da plataforma, número que está entre as proporções comparáveis do Snapchat e da Meta.

McCourt e o Project Liberty, a organização sem fins lucrativos que ele fundou em 2021 para focar em “nova infraestrutura da internet,” estão fazendo a oferta em parceria com o banco de investimento Guggenheim Securities, o renomado escritório de advocacia Kirkland & Ellis e um consórcio de outros investidores, incluindo Kevin O’Leary, estrela do programa Shark Tank. A ByteDance, que tem reiterado que o TikTok não está à venda, não reconheceu publicamente a oferta.

2. O poder mágico dos múltiplos de mercado

Uma maneira comum de avaliar uma empresa de tecnologia voltada para o consumidor, como o TikTok, é como um múltiplo de sua receita. O aplicativo gera receita com publicidade, vídeos ao vivo e comércio eletrônico. Em Singapura, onde há bons dados disponíveis, as duas últimas categorias representaram 83% da receita de 2023. Embora o TikTok tenha publicado uma receita de aproximadamente US$ 13 bilhões (R$ 78,26 bilhões) em 2023 para suas duas principais subsidiárias registradas fora da China, ele não divulga seus números de vendas nos Estados Unidos. Suponhamos que a receita no país em 2023 tenha sido de US$ 16 bilhões (R$ 96,32 bilhões), como relatado pelo Financial Times com base em fontes anônimas, e que a receita da ByteDance fora da China tenha crescido pelo menos 40% na primeira metade de 2024, conforme relatado pelo The Information, citando fontes com conhecimento do assunto. Isso nos dá uma estimativa aproximada de US$ 22 bilhões (R$ 132,44 bilhões) em vendas nos EUA em 2024.

Os analistas Zgutowicz e Luria recomendaram um múltiplo de valor empresarial para receita de seis vezes, que fica entre os múltiplos do Snap (3,5x) e da Meta (8x). Aplicando esse múltiplo à estimativa de receita de US$ 22 bilhões (R$ 132,44 bilhões), chegaríamos a um valor aproximado de US$ 132 bilhões (R$ 794,64 bilhões). Isso inclui o algoritmo do TikTok.

3. O algoritmo de ouro de US$ 300 bilhões (R$ 1,806 trilhão)

O algoritmo baseado em aprendizado de máquina da ByteDance é excepcionalmente bom em captar o comportamento dos usuários e engajá-los, recomendando conteúdos personalizados, como quais novos vídeos assistir. Embora seja improvável que a ByteDance o venda e não exista precedente real para avaliar um algoritmo separadamente de uma empresa operacional, alguns analistas têm pensado nessa possibilidade. Para Dan Ives, da Wedbush, o algoritmo é como ouro — ele acredita que o TikTok valeria US$ 300 bilhões (R$ 1,806 trilhão) com ele, enfatizando o potencial de receita publicitária de “200 milhões de clientes altamente engajados nos Estados Unidos.”

4. Apenas a estrutura básica

Zgutowicz, da Benchmark, acredita que as receitas do TikTok nos EUA são menores do que o relatado pelo Financial Times — mais próximas de US$ 13 bilhões (R$ 78,26 bilhões) — e estima que a plataforma valha cerca de US$ 55 bilhões (R$ 331,1 bilhões) sem o algoritmo. Ives também acredita que o TikTok valeria entre US$ 40 bilhões (R$ 240,8 bilhões) e US$ 50 bilhões (R$ 301 bilhões) sem o algoritmo.

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