Foguete de Jeff Bezos alcança órbita na primeira tentativa; Confira

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

A Blue Origin, empresa espacial do bilionário Jeff Bezos, lançou com sucesso um foguete à órbita pela primeira vez. Em um feito que coloca a companhia em posição de competir com a SpaceX, de Elon Musk, no setor de lançamentos espaciais, a New Glenn, espaçonave reutilizável, decolou na escuridão do Complexo de Lançamento 36, na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, nesta quinta-feira, 16 de janeiro de 2025.

A missão de seis horas levou o Blue Ring, plataforma projetada para apoiar e ajudar satélites a se realocar em órbita,para uma órbita média da Terra.

Leia também

  • Imagem do foguete New Gleen, da Blue Origin
    Forbes Tech

    Com Novo Foguete, Bezos Pretende Rivalizar com Musk em Mercado de Cargas Espaciais

  • Reprodução/@BlueOrigin
    Forbes Mulher

    Conheça Karsen Kitchen, a mulher mais jovem a ir ao espaço

  • Divulgação/Blue Origin
    Forbes Money

    Blue Origin de Jeff Bezos lança primeira tripulação ao espaço desde falha em 2022

O Blue Ring também pode reabastecer satélites, hospedar dados e oferecer capacidade de computação de borda, segundo a Blue Origin. O objeto lançado é um protótipo chamado DarkSky-1 Blue Ring Pathfinder.

Embora o voo inaugural do New Glenn tenha sido um sucesso, a tentativa da Blue Origin de pousar o propulsor em uma plataforma no Oceano Atlântico falhou. A empresa já havia declarado que essa parte da missão seria um bônus.

O primeiro estágio reutilizável do New Glenn foi projetado para pelo menos 25 missões.

Lançamento do New Glenn, , foguete da empresa espacial de Jeff Bezos

Divulgação/Blue Origin

Foto do lançamento do New Glenn, , foguete da empresa espacial de Jeff Bezos

Órbita na primeira tentativa

“Estou incrivelmente orgulhoso. O New Glenn alcançou a órbita em sua primeira tentativa”, disse Dave Limp, CEO da Blue Origin, em um comunicado à imprensa. “Sabíamos que pousar nosso propulsor, “So You’re Telling Me There’s a Chance”, na primeira tentativa era uma meta ambiciosa. Aprenderemos muito com o dia de hoje e tentaremos novamente no próximo lançamento, nos próximos meses. Agradeço a toda a equipe Blue por este marco.”

A missão inaugural foi adiada algumas vezes devido a problemas técnicos e condições climáticas desfavoráveis, com o lançamento inicial planejado para segunda-feira (13).

“Hoje começa uma nova era para a Blue Origin e para o espaço comercial”, disse Jarrett Jones, vice-presidente sênior do New Glenn, em um comunicado. “Estamos focados em aumentar nossa cadência de lançamentos e taxas de fabricação. Meu mais sincero agradecimento a todos na Blue Origin pelo trabalho que tornou o sucesso de hoje possível, aos nossos clientes e à comunidade espacial por seu apoio contínuo.”

Blue Origin vs. SpaceX

Qual é o tamanho do New Glenn? O foguete da Blue Origin — em desenvolvimento há quase uma década — é o terceiro foguete reutilizável no mercado de órbita espacial, depois dos foguetes Falcon 9 e Falcon Heavy, da SpaceX.

Com mais de 98 metros de altura e alimentado pelos motores BE-4, que utilizam oxigênio líquido e gás natural liquefeito, o New Glenn é mais alto que o Falcon 9 (70 metros) e do Falcon Heavy, mas mais baixo que os 120 metros do Starship e os 98 metro do Sistema de Lançamento Espacial da Nasa.

O post Foguete de Jeff Bezos alcança órbita na primeira tentativa; Confira apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.