Diálogo inter-religioso é fundamental para a paz, afirma o Papa

Francisco recebeu os membros de uma delegação proveniente da Albânia lguiada por Dede Edmond Brahimaj, líder mundial dos muçulmanos Bektashi

Da redação, com Vatican News

Papa Francisco recebe em audiência privada o líder da comunidade Bektashi, Sua Graça Haji Dede Edmond Brahimaj / Foto: Vatican Media/IPA-Sipa USA

O Papa Francisco recebeu em audiência nesta quinta-feira, 16, no Vaticano, os membros da delegação da Albânia guiada por Sua Graça Haji Dede Edmond Brahimaj, líder da Comunidade Bektashi de Tirana.

Esperança por um mundo melhor

O Santo Padre deu as boas-vindas a esta delegação proveniente da Albânia, e agradeceu ao Dicastério para o Diálogo Inter-religioso “por tornar este encontro possível”.

“Cada vez que os líderes religiosos se reúnem num espírito de estima mútua e se comprometem com a cultura do encontro, através do diálogo, da compreensão recíproca e da cooperação, se renova e confirma a nossa esperança por um mundo melhor e mais justo.”

“Como o nosso tempo precisa dessa esperança”, disse o Papa no início de seu discurso.

Abraçar a lógica do encontro

Segundo Francisco, “as relações de amizade entre a Igreja Católica, a Albânia e a Comunidade Bektashi são um bem para todos nós, e estou confiante de que esses laços serão cada vez mais fortalecidos a serviço da fraternidade e da convivência pacífica entre os povos”.

“Nestes tempos difíceis”, frisou ainda o Pontífice, “todos somos chamados a rejeitar a lógica da violência e da discórdia, para abraçar a lógica do encontro, da amizade e da colaboração na busca do bem comum”.

“De fato, nossas convicções religiosas nos ajudam a abraçar mais claramente esses valores fundamentais, próprios da nossa humanidade comum, «permitindo que o conjunto das diferentes vozes forme um canto nobre e harmonioso»”, disse Francisco, citando um trecho de sua Encíclica Fratelli tutti.

Um futuro de reconciliação, justiça e paz

A seguir, recordou, com gratidão, “os muitos momentos de encontro fraterno que se realizaram entre a comunidade Bektashi e a Igreja Católica, como a Oração pela Paz nos Balcãs em 1993 e o Dia Mundial de Oração pela Paz em Assis de 2011”. “A inauguração do Templo Bektashi em Tirana, em 2015, foi um momento particularmente frutífero de proximidade e amizade”, sublinhou. “Estou convencido de que a Comunidade Bektashi, junto com outros muçulmanos, cristãos e todos os outros fiéis presentes na Albânia, pode servir como uma ponte de reconciliação e enriquecimento recíproco não apenas dentro do seu país, mas também entre o Oriente e o Ocidente”, disse ainda o Papa.

“Apesar dos desafios do presente, o diálogo inter-religioso tem um papel único na construção de um futuro de reconciliação, justiça e paz que os povos do mundo, e especialmente os jovens, tão ardentemente desejam”, concluiu.

O post Diálogo inter-religioso é fundamental para a paz, afirma o Papa apareceu primeiro em Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.