Tomar café pela manhã reduz risco de morte por problemas no coração, segundo estudo

Você costuma tomar café pela manhã? Se a resposta for positiva, você está indo pelo caminho certo, pois pesquisas recentes sugerem que o consumo da bebida no início do dia pode estar associado a diminuição do risco de morte precoce, especialmente por doenças cardíacas.

Pessoa segurando café com mão e na outra fazendo simbolo debaixo das cobertas

Tomar café pela manhã pode reduzir os riscos de morte precoce por problemas no coração – Foto: Canva/ND

O estudo publicado no European Heart Journal analisou dados do NHANHES (National Health and Nutrition Examination Survey) e revelou que a hora em que o café é consumido pode trazer impactos significativos na saúde a longo prazo.

Xícara de café com leite sendo colocado nele

A principal descoberta foi que beber café ao acordar estava ligado a uma redução substancial no risco de morte – Foto: Pixabay/ND

Durante a pesquisa, os cientistas dividiram os participantes em dois grupos: os que costumam tomar café pela manhã e os que distribuem seu consumo no decorrer do dia.

A principal descoberta foi que beber café ao acordar estava ligado a uma redução substancial no risco de morte por todas as causas, incluindo doenças cardiovasculares.

Para o cardiologista Raphael Boesche Guimarães, os benefícios podem estar relacionados ao aumento de energia e à melhora da circulação sanguínea proporcionados pela bebida nas primeiras horas do dia.

“Tomar café pela manhã, de forma moderada, pode ser uma escolha positiva para quem busca zelar pela saúde cardiovascular e bem-estar geral”, afirma.

Por outro lado, o estudo não encontrou associações semelhantes para quem bebe café ao longo do dia, sugerindo que o momento de consumo pode ser mais relevante do que a quantidade ingerida. “Parece que o consumo matinal é mais vantajoso do que distribuir o café durante o dia”, destaca Guimarães.

Benefícios de tomar café pela manhã

Pessoa segurando xícara de café

Tomar café pela manhã: estudos apontam que o consumo moderado de café traz diversos benefícios, como a melhoria do desempenho cognitivo e a diminuição do risco de doenças neurodegenerativas – Foto: Canva/ND

Estudos anteriores apontam que o consumo moderado de café traz diversos benefícios, como a melhoria do desempenho cognitivo e a diminuição do risco de doenças neurodegenerativas. Contudo, especialistas alertam que o excesso de cafeína pode gerar efeitos negativos, como o aumento da pressão arterial e distúrbios do sono.

Apesar de ter sido realizado nos Estados Unidos, as descobertas do estudo têm potencial para se aplicar em outros países, como no Brasil, que consome até três xícaras de café por dia, segundo o Ministério da Saúde.

A chave, portanto, continua sendo a moderação, como indicado pelo estudo do European Heart Journal. Com essas novas descobertas, pode-se reavaliar os hábitos de consumo, buscando um equilíbrio que favoreça a saúde a longo prazo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.