Exposições do Museu de Arte de Blumenau são opções para as férias de verão

A 5ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB) – ano 2024 aguarda o público até o dia 30 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. No período de férias escolares e de alto no movimento turístico, as cinco exposições se tornam ótima opção cultural para quem estiver na cidade, inclusive com atendimento nos finais de semana. Visitas mediadas para grupos podem ser agendadas pelo telefone (47) 3381-6176. A entrada é gratuita.

A exposição “A Natureza do Contágio”, da artista Letícia Feltrin, reúne 17 obras, com peças inéditas, em diversas linguagens – instalação, objetos, vídeo e multimídia, além de uma obra interativa que convida o visitante a desvendar as mensagens escondidas no fundo de uma gaveta.

Em Paisagens Brincantes, a artista Sonia Rosa representa em imagens suas experiências de afeto, memórias e viagens em busca da arte. Cada uma das telas refaz poeticamente o trajeto e a presença da artista nos lugares visitados no Brasil ou no Exterior, um processo de produção que envolve fotografia, desenho e coloca a pintura em um campo de experimentações estilísticas marcado por abstrações geométricas, colagens e estudos de luz e cor na busca de uma imagem mais fiel à subjetividade do olhar do que ao registro documental da paisagem.

Para quem aprecia gravuras, a exposição “Percursos” apresenta um panorama das investigações artísticas no campo das artes visuais. A coletânea reúne trabalhos de Adriana Banfi, Amilcar de Castro, Ana Caiuby, Claudio Tozzi, Lygia Eluf, Lyria Palombini, Massuo Nakakubo, Silvio Oppenhein e Tito Alencastro. Cada um deles possui sua singularidade para a técnica da gravura, explorando formas, linhas e volumes que desafiam a planicidade e a poética tradicionais dessa linguagem.

A videoinstalação imersiva “Realidade Artificial: Vozes do Antropoceno”, de Orlando Facioli, explora as complexas interações entre as atividades humanas e o ambiente. Na ótica do artista, desde o final do século XVIII, as revoluções industriais têm transformado não apenas a paisagem, mas também o clima, levando à extinção de espécies e ao esgotamento de recursos naturais. Diante desse cenário, o autor busca compreender esses fenômenos através de uma lente ecológica, promovendo uma reflexão estética sobre o que ele define como “a catástrofe ambiental contemporânea”.

A exposição “Tessitura da Alma Feminina” reúne recente produção de 29 mulheres do Rio Grande do Sul. A curadoria é da historiadora da arte brasileira moderna e contemporânea Ana Zavadil. Os trabalhos foram desenvolvidos por Alexandra Eckert, Andréa Brächer, Anne Anicet, Clara Figueira, Cláudia Sperb, Cristie Boff, Esther Bianco, Fernanda Martins Costa, Gladis Coifman, Griseldes Vieira, Helena D’Avila, Isabel Marroni, Ivone Rabelo, Jussara Moreira, Kika Costa, Lisi Wendel, Lorena Steiner, Lu Gaudenzi, Marina Ramos, Mary Marodin, Milene Gensas, Miriane Steiner, Mõnica Furtado, Myléne D’ Huyer, Neca Lahm, Sandra Gonçalves, Simone Barros, Susan Mendes e Susie Prunes

 Saiba mais

5ª Temporada de Exposições do MAB – ano 2024

Visitas: até 30 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h

Visitas mediadas para grupos: podem ser agendadas pelo telefone (47) 3381-6176

Classificação indicativa de idade: Livre

Entrada gratuita

Fonte: PMB

Adicionar aos favoritos o Link permanente.