Influenciadores Genéricos Serão Substituídos pela IA

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Em dezembro de 2024, o Google apresentou o Veo 2, atualização da ferramenta de inteligência artificial que utiliza comandos de texto para a criação de vídeos. “A versão traz uma compreensão aprimorada da física do mundo real e das nuances do movimento e da expressão humana, o que melhora os detalhes”, explica o comunicado da Big Tech.

Com o avanço e a democratização da tecnologia de geração de vídeos com IA, “influenciadores virtuais” não serão exclusividade de grandes instituições ou estúdios, pequenas empresas e criadores poderão desenvolver seus avatares para a distribuição de conteúdos online.

Leia também

  • Forbes Tech

    IA substitui amigos, confidentes e até parceiros românticos

  • Forbes Tech

    Conheça Kenza Layli, a 1ª Miss criada com IA

  • Forbes MKT

    Magalu muda seu avatar Lu e aposta em torná-la uma influenciadora

De acordo com uma pesquisa publicada em janeiro de 2024 pela KBV Research, o mercado de “influenciadores virtuais” será avaliado em US$ 37,8 bilhões até 2030. Em 2022, a Lu, avatar da rede Magazine Luiza, foi eleita pelo site Virtual Humans como a influenciadora virtual mais seguida do mundo. Marcas como Intel e Burguer King já contrataram a personagem como “garota-propaganda”.

Em meados de 2024, o  TikTok passou a oferecer avatares feitos por IA para os seus anunciantes. O Symphony, projeto anunciado durante o Festival Internacional de Criatividade de Cannes, conta com modelos que falam mais de 10 idiomas. Veja um exemplo:

Foto de um avatar de IA que imita uma pessoa real criado pelo TikTok

Reprodução/TikTok

“Meu nome é Adrienne, avatar do TikTok Symphony”, diz a influenciadora virtual durante o vídeo.

Bia Granja, cofundadora da YOUPIX e especialista em Creator Economy, destaca três tipos de criadores que estão mais vulneráveis aos avanços da inteligência artificial: “Pessoas que reproduzem fórmulas, gatilhos e truques para agradar os algoritmos das redes, influenciadores que apenas seguem tendências e não constroem uma identidade e, por fim, o criador que só quer servir às marcas.”

Para a consultora, a construção de uma comunidade fiel se dá a partir da autenticidade. Em um futuro onde vídeos artificiais serão dificilmente distinguíveis de conteúdos reais, a conexão emocional e a credibilidade ganham mais espaço do que nunca.

Escolhas do editor

  • Escolhas do editor

    Novo Ataque Hacker Atinge 100 Milhões de Usuários da Apple

  • Netflix
    Escolhas do editor

    11 Novas Séries da Netflix Que Valem a Pena o Play

  • demissão
    Carreira

    “Demissão por Vingança” Deve Alcançar Pico em 2025

O post Influenciadores Genéricos Serão Substituídos pela IA apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.