MPSC quer apuração sobre quedas de energia na virada do ano em Florianópolis

Diante de inúmeras reclamações de consumidores, a 29ª Promotoria de Justiça da Capital do MPSC instaurou uma notícia de fato para apurar as causas dos apagões ocorridos no centro de Florianópolis na noite de 31 de dezembro e início da madrugada do primeiro dia de 2025.

Segundo o promotor Wilson Paulo Mendonça Neto, os relatos apontam que as interrupções no fornecimento de energia começaram por volta das 21 horas do dia 31. Também ocorreram apagões às 22h30 e às 23h30, quando o serviço permaneceu inativo até as 2 horas de 1º. Ao longo do primeiro dia de 2025, as reclamações continuaram em razão de novas interrupções. 

“A atuação do Ministério Público se mostra fundamental no sentido de esclarecer aos consumidores o que aconteceu naquele incidente e, se for pertinente, buscar a devida reparação dos danos causados à coletividade. Precisamos saber o que houve, quantas residências foram atingidas, quais foram os períodos de interrupção e qual foi o tempo de resposta. Também vamos questionar se existia um plano de ação para este tipo de ocorrência”, explica Mendonça. 

“Vamos cobrar explicações da empresa responsável pela prestação do serviço sobre esses acontecimentos e suas consequências. A avaliação busca melhorar os serviços prestados, garantir a segurança e prevenir transtornos em situações futuras, tudo em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor”, conclui.  

O Ministério Público vai notificar a Celesc para prestar informações e, em seguida, marcar uma reunião para esclarecer os fatos e trabalhar no sentido de evitar futuros incidentes. 

Logo depois dos fatos, a assessoria de comunicação da Celesc divulgou uma nota sobre as ocorrências. A concessionária informou que a interrupção de energia foi “causada por problemas em dois alimentadores” e que durante as inspeções as equipes identificaram e removeram vegetação que estava sobre a rede”.

O post MPSC quer apuração sobre quedas de energia na virada do ano em Florianópolis apareceu primeiro em Upiara.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.