Janeiro Seco: Quais São os Benefícios de Passar Um Mês sem Consumir Álcool

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O Dry January (ou Janeiro Seco) — desafio em que os participantes ficam sem consumir álcool durante todo o mês de janeiro — já começou, e pesquisas indicam que essa prática traz benefícios à saúde, como melhora no sono, perda de peso, redução da pressão arterial e aumento da energia.

O que você precisa saber

O Janeiro Seco é uma tendência popular iniciada pela organização britânica Alcohol Change U.K., em que as pessoas se abstêm de consumir bebidas alcoólicas durante o mês de janeiro com o objetivo de obter vantagens para a saúde.

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Embora tenha começado no Reino Unido, milhões de americanos participam a cada ano: 35% dos adultos nos Estados Unidos aderiram ao desafio em 2022, em comparação com 21% em 2019, segundo dados da agência internacional de análise e insights CGA Strategy.

O consumo excessivo de álcool está associado a riscos para a saúde, como câncer, doenças cardíacas ou hepáticas, pressão alta, aborto espontâneo, depressão, ansiedade, dependência alcoólica, acidente vascular cerebral ou sistema imunológico enfraquecido, de acordo com o Centers for Disease Control and Prevention.

Beber regularmente e interromper o consumo por 30 dias pode melhorar o sono e a energia, além de reduzir os níveis de colesterol, a pressão arterial e as proteínas relacionadas ao câncer, conforme estudo publicado em 2018 na revista BMJ Open.

Cerca de 90% das pessoas que participaram do Janeiro Seco em 2018 economizaram dinheiro, 71% relataram sono melhor, 58% perderam peso, 54% notaram melhora na pele e 67% sentiram mais energia, segundo um estudo de 2019 da Universidade de Sussex. Seis meses após completar o desafio, os participantes, em média, beberam um dia a menos por semana e consumiram cerca de uma dose a menos por dia em relação ao consumo anterior ao desafio, conforme estudo de 2016 da American Psychological Association.

Alerta

Embora o Janeiro Seco possa ser útil para quem consome álcool moderadamente, ele não é recomendado para pessoas dependentes de álcool. A Alcohol Change U.K. alerta que “quem é clinicamente dependente de álcool pode morrer se parar de beber repentinamente.” A interrupção abrupta pode causar a síndrome de abstinência alcoólica, que inclui sintomas como náusea, vômitos, suor excessivo, pressão alta, insônia, ansiedade, agitação, batimento cardíaco acelerado e tremores. Sem tratamento, esses sintomas podem evoluir para convulsões violentas, delírio tremens (forma grave de abstinência com febre, pressão alta e alucinações) ou até morte. O recomendado é buscar orientação médica para realizar uma desintoxicação segura.

Contexto

A crescente popularidade do Janeiro Seco pode estar relacionada ao menor consumo de álcool pela Geração Z em comparação a outras gerações. Quase 30% dos estudantes universitários em 2018 relataram abstenção de álcool, contra 20% em 2002, segundo estudo de 2020 publicado no JAMA Network Open. Eventos voltados à Geração Z realizados no Club Congress, em Tucson, Arizona, registraram 25% menos vendas de álcool em comparação com eventos voltados a gerações mais velhas, segundo David Slutes, diretor de entretenimento do local, informou à Billboard. Embora não haja uma resposta definitiva sobre por que a Geração Z consome menos álcool, há algumas teorias, de acordo com Akhil Anand, psiquiatra especializado em dependência da Cleveland Clinic. Essas hipóteses incluem maior conscientização sobre saúde mental, educação precoce sobre os riscos do álcool, maior uso de cannabis e a crescente popularidade de um estilo de vida saudável.

Além de janeiro…

Outro desafio de abstinência popular é o Sober October (“Outubro Sóbrio”, em livre tradução para o português), em que os participantes não consomem álcool durante todo o mês de outubro, com o dinheiro arrecadado sendo destinado ao Macmillan Cancer Support. Durante esse período, é comum o consumo de bebidas não alcoólicas. O mercado de bebidas com pouco ou nenhum álcool está em alta, e espera-se que cresça 25% entre 2022 e 2026, de acordo com a empresa de análise de mercado de bebidas IWSR. A indústria gerou mais de US$ 11 bilhões (R$ 66 bilhões) em 2022, com os produtos sem álcool liderando as vendas. Um número crescente de celebridades, como Bella Hadid e Dwayne “The Rock” Johnson, também passou a criar bebidas não alcoólicas nos últimos anos. Esse movimento está, em parte, ligado ao estilo de vida sober curious (“sóbrio curioso”, em livre tradução para o português), que envolve explorar a possibilidade de viver sem álcool. O movimento é popular entre a Geração Z e os millennials, e a hashtag #sobercurious já tem mais de 805 milhões de visualizações no TikTok.

Já a hashtag #dryjanuary soma 381,5 milhões de visualizações no TikTok, onde usuários compartilham dicas para ficar sóbrio, receitas de drinks sem álcool e experiências pessoais.

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