O Procon de Itajaí anunciou na última segunda-feira (25) os resultados da última pesquisa do preço dos pescados para a Semana Santa. A notícia, de modo geral, não é boa: os aumentos foram maiores que as diminuições, e a somatória também subiu.

Pescados estão mais caros em Itajaí para o período da Semana Santa. – Foto: Rodrigo da Silveira/Prefeitura de Itajaí/ND
O aumento na média foi de 2% se contar todos os valores praticados em 12 diferentes produtos no Centro de Abastecimento Paulo Bauer, principal mercado de peixe do município. A pesquisa leva em conta o preço por unidade de medida, no caso, o quilo.
Os tipos de pescados pesquisados foram: charuto, corvina, salmão, congrio, anchova, linguado, camarão, lula, meca, pescada, abrótea e dourado.
Dentre esses, o salmão foi o que apresentou maior queda no preço em relação a 2023, barateando em 12,76%; logo depois, aparece a lula, em 11,88%, e a pescada, em 8,34%. Apesar de ter reduzido o valor, o salmão ainda figura como um dos três mais caros, junto ao congrio e ao camarão.

Pesquisa foi realizada no principal mercado de peixes de Itajaí. – Foto: Divulgação/Prefeitura de Itajaí
A dicotomia entre variação e valor final também é notada na sardinha – este pescado teve a maior alta de preço, subindo 30,04% comparando ao último ano, no entanto, ainda é o mais barato da pesquisa. A anchova (+27,56%) e o congrio (+20,87%) foram os outros dois que mais encareceram.
Além de ter analisado os preços, o Procon orientou os boxes do Centro de Abastecimento Paulo Bauer a respeito das normas de defesa do consumidor. A procuradoria ressaltou a importância de informar a espécie do pescado e seu preço por quilo, bem como fazer a pesagem.
Aos consumidores, a orientação é de que seja feita uma pesquisa para encontrar o melhor preço dos pescados, de acordo com seu orçamento, e noticiar possíveis valores abusivos. O contato com o Procon pode ser feito presencialmente, no Centro de Itajaí, via telefone ou e-mail.
Onde e como comprar pescados para a Semana Santa

Mercados municipais estão entre as várias opções para o comércio de pescados na Semana Santa. – Foto: Secretaria de Turismo de Itajaí/Divulgação
A chegada da Semana Santa impulsiona o consumo de peixe pela prática tradicional de evitar carne vermelha ou frango na sexta-feira. Consequentemente, muitas peixarias ajustam seus horários de atendimento para atender a essa demanda, e isso se reflete também no Litoral Norte de Santa Catarina.
Quase todos os estabelecimentos especializados estarão operando durante o feriado e o final de semana, com a maioria estendendo seus horários até o fim da tarde ou início da noite. Em Itajaí, os mercados municipais estarão abertos até as 21h.
Para facilitar sua busca, o ND Mais compilou os horários de funcionamento das principais peixarias do Litoral Norte em uma única matéria. A lista abrange tanto estabelecimentos públicos quanto privados. Confira aqui.