Sucuri vovozona, morta no Pantanal, era a maior do mundo, diz biólogo: ‘Bateu o recorde’

Foi confirmada a identidade da sucuri gigantesca encontrada morta em Bonito, no Mato Grosso do Sul, no último domingo (24). Conhecida como vovozona, ela foi reconhecida como a maior sucuri do mundo, medindo 6,45 metros.

sucuri vovozona morta

Serpente não teria sido morta a tiros, segundo a polícia – Foto: Reprodução

A informação foi confirmada pelo biólogo das cobras, Henrique, em seu canal no Youtube.

O biólogo revelou que a serpente era o maior exemplar já registrado da espécie em todo o mundo. Em comparação com a maior sucuri anteriormente conhecida, media 5,21 metros.

Habitualmente, as sucuris adultas têm entre 4 e 5 metros e pesam de 80 a 100 quilos. Entretanto, a sucuri vovozona, poderia pesar até 200 quilos, segundo o biólogo.

A sucuri vovozona era conhecida na região e já havia sido retratada em documentários.

Inicialmente, houve relatos de que a sucuri vovozona fora morta a tiros. No entanto, a Polícia Civil do Mato Grosso do Sul esclareceu que uma análise preliminar não identificou perfurações de bala no cadáver do animal. Uma perícia estava agendada para a última terça-feira (25), mas seus resultados ainda não foram divulgados.

Testemunhas afirmam que a sucuri vovozona apresentava perfurações na cabeça. O biólogo ressaltou que as sucuris não são naturalmente agressivas, o que torna injustificável qualquer ação violenta contra o animal sob pretexto de defesa.

Veja o vídeo da medição da sucuri vovozona:

Espécies de sucuri

Segundo artigo publicado pelo Instituto Butantan, as sucuris fazem parte da família Boidae, grupo que também engloba as jiboias, salamantas e periquitamboias. Isso significa que o nome popular “sucuri” não designa uma única espécie, mas, sim, um conjunto de quatro espécies que habitam a América do Sul, três delas vivem em território brasileiro.

Cobra conhecida

A vovozona era figura conhecida dos amantes das sucuris. No portal ND Mais, muitas reportagens sobre flagras e registros da sucuri colossal foram feitas.

Em uma delas, a vovozona foi flagrada curtindo um dia de sol às margens do rio Formoso, na cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul.

Em outro flagra inédito, o monitor ambiental e guia de passeio Vilmar Teixeira, 44 anos, conhecido pelos vídeos que posta de sucuris gigantes, mostra o momento do acasalamento da sucuri conhecida como Vovozona.

“Inédito. A imensa sucuri vovozona está aqui. Olha o tamanho da gigantesca. Momento histórico: acasalamento da Vovozona, processo que demora cerca de três semanas”, narrou o guia no vídeo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.