‘Como Baltimore’: relembre a ponte pênsil que rompeu entre SC e RS em 2023

Um navio atingiu a ponte Francis Scott Key e fez a estrutura desabar na manhã desta terça-feira (26). A estrutura, localizada sobre o rio Patapsco, em Baltimore, nos Estados Unidos, se assemelham a um desastre acontecido aqui em Santa Catarina.

'Como Baltimore': relembre a ponte pênsil que rompeu entre SC e RS em 2023

Ponte em Santa Catarina teve destino parecido com a dos Estados Unidos – Foto: Beatriz Formanski/NDTV

Aqui no estado o desastre foi em fevereiro de 2023. Na data, o acidente aconteceu por volta das 2h20, entre as cidades de Torres (RS) e Passo de Torres, no Sul catarinense.

Segundo a prefeitura da cidade gaúcha não foi um navio que ocasionou a queda da ponte, mas o excesso de pessoas que haviam nela.

O Corpo de Bombeiros estimou, na época, que 50 pessoas estariam sobre a ponte no momento do acidente. A estrutura passa por cima do Rio Mampituba. No local, segundo a prefeitura, há placas informativas sobre a capacidade máxima de 20 pessoas por vez.

Confira o rompimento da ponte em Santa Catarina


Momento em que a ponte entre SC e RS se rompe – Vídeo: Internet/Reprodução/ND

A ponte de Baltimore

A estrutura da ponte de Baltimore, conectava duas partes da cidade, no Estado de Maryland e tinha uma extensão de 3 km. Além disso, ela foi construída há quase 50 anos.

Após o acidente, mergulhadores iniciaram imediatamente a operação de busca e resgate. Com a temperatura da água em torno de 9ºC, as equipes enfrentam uma corrida contra o tempo.

Segundo explicou o meteorologista Derek Van Dam à CNN americana, o corpo humano tem apenas uma janela de uma a três horas para suportar ambientes tão frios, pois a baixa temperatura pode levar à morte por hipotermia.

Além da equipe de mergulho, a Guarda Costeira dos EUA também está envolvida na operação. Drones equipados com câmeras infravermelhas e sonares estão sendo utilizados pelos bombeiros para facilitar a busca.

De acordo com os relatos da equipe, o sonar detectou carros submersos na água, porém, o número exato ainda não foi determinado.

O tráfego naval no porto de Baltimore foi interrompido e não há previsão para retomada. Todas as vias nas proximidades da ponte foram bloqueadas pela Autoridade de Transporte de Maryland.

Além disso, houve restrição no espaço aéreo, com a agência responsável pelo controle da aviação solicitando que drones particulares evitem sobrevoar a região.

O prefeito da cidade, Brandon Scott, expressou sua gratidão pelo trabalho dos socorristas e descreveu o incidente como uma “tragédia impensável”.

Confira a colisão:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.