Norte de SC sem trilhos de trem? Dnit volta a discutir Contorno Ferroviário de Joinville

Os moradores de Araquari e Joinville, no Norte de Santa Catarina, estão convidados a participar de uma audiência pública nesta terça-feira (26), às 19h, para conhecer o Rima (Relatório de Impacto Ambiental) do Contorno Ferroviário de Joinville – Variante de Araquari.

Contorno Ferroviário de Joinville volta a ser discutido pelo Dnit e obras devem retomar

Contorno Ferroviário de Joinville volta a ser discutido pelo Dnit e obras devem retomar – Foto: Reprodução/ND

Nesta audiência, a população poderá acompanhar os detalhes da “Variante Araquari”, que beneficiará um trecho de 4,3 km na região do bairro Itinga, em Araquari.

O IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina) e o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) apresentarão o planejamento que visa melhorar o trânsito na região e também retirar os trilhos de trem de dentro dos municípios.

De acordo com o estudo desenvolvido, as obras do Contorno devem beneficiar a população de cinco formas principais:

  1. Na eliminação dos riscos de acidentes e interrupções/congestionamentos pela supressão de numerosas passagens de nível;
  2. Na eliminação do desconforto provocado pelo ruído, vibrações de alta frequência e emissões de gases particulados consequentes do tráfego de trens;
  3. Na integração à comunidade de parcela da atual faixa de domínio da ferrovia, voltado para a melhoria da qualidade de vida da população;
  4. Na melhor integração ferrovia x rodovia e incremento da competitividade industrial de Joinville;
  5. E na redução do valor do frete ferroviário.

O trecho discutido neste estudo representa menos da metade da extensão total da obra, que é de 17 km. O trecho 01 de 13,16 km, já está licenciado. Já o trecho 02, que envolve a Variante de Araquari, ainda deve ser licenciado. As obras não têm data para iniciar.

A audiência poderá ser acompanhada de forma presencial, no IFC (Instituto Federal Catarinense) – Colégio Agrícola de Araquari, ou de forma on-line no canal do YouTube da Mpb Engenharia, responsável pela elaboração do estudo junto com o Dnit.

O Relatório de Impacto Ambiental está disponível para consulta no site do IMA: Licenciamento Ambiental > Consultas > Consulta EIA/RIMA/AAI.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.