Procurado pela Interpol por homicídio, jovem português é preso em Criciúma

Um jovem português, de 23 anos, que estava na lista da Difusão Vermelha da Interpol, foi preso em Criciúma, no Sul do Estado, na quarta-feira (21). Segundo a PF (Polícia Federal), que conduziu a ocorrência, o homem era procurado pela Corte Judicial de Loulé, em Portugal. Ele responde a um processo por homicídio qualificado.

Polícia Federal conduziu a diligência em Criciúma – Foto: Divulgação/Polícia Federal/ND

Ainda conforme a PF, o pedido de prisão preventiva para fins de extradição foi formulado pelo Escritório Central Nacional da Interpol, em Brasília, com base nas informações da Difusão Vermelha incluídas pelas autoridades portuguesas.

O mandado de prisão preventiva para fins de extradição, expedido pelo Supremo Tribunal Federal, foi devidamente cumprido e, após as formalidades, o preso foi encaminhado ao sistema prisional. O jovem permanecerá lá até a extradição definitiva para o país de origem.

O que faz um procurado estar na lista da Interpol?

De acordo com a Polícia Federal, que representa oficialmente a Interpol no Brasil, para uma pessoa figurar na lista, ela precisa ter sido julgada, condenada e estar foragida do seu país de origem.

Se houver indício de que a pessoa condenada tenha fugido, o órgão de segurança responsável deve fazer a inserção de todas as informações sobre ela no sistema da Interpol, inclusive, com a cor da difusão relativa ao que consta no mandado. No caso de crimes, é vermelho, e de desaparecimentos, é amarelo.

Na lista pública da difusão vermelha, estrangeiros e brasileiros foragidos que estão com os nomes e mandados já inseridos no sistema da Interpol podem ser detidos e, depois, extraditados.

Uruguai também foi preso em Criciúma

No fim de 2023, um uruguaio, de 29 anos, foi preso pela Polícia Militar no bairro Santo Antônio, em Criciúma. O homem, era procurado pela Interpol pelo crime de homicídio. O foragido foi encontrado em um estabelecimento de lavação.

Homem foi encontrado em uma lavação no bairro Santo Antônio – Foto: Reprodução/Google Street View/ND

O cidadão foi preso e conduzido à Delegacia Federal em Criciúma. Um boletim de prisão/apreensão foi confeccionado ao fim da ocorrência.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.