Chora, CR7: Messi fatura prêmio bom pra cachorro no Festival de Cannes

Todo ano as melhores atuações são reconhecidas pelo Festival de Cannes, um dos eventos mais relevantes do cinema. Na última edição, quem roubou a cena foi um ator inusitado: o cãozinho Messi ganhou um troféu pelo seu trabalho no filme “Anatomia de Uma Queda“.

O cachorro Messi posa com a claquete durante as gravações do longa francês "Anatomia de Uma Queda".

O cachorro Messi durante as gravações do longa francês “Anatomia de Uma Queda” – Foto: Reprodução/Instagram

O Palme Dog é um prêmio não-oficial atribuído desde 2001 pelos críticos internacionais à melhor atuação canina, seja real ou animação. O border collie Messi chamou a atenção do público ao interpretar Snoop, o cão-guia de um garoto com deficiência visual.

O papel do cachorro é peça fundamental no desenrolar da trama: uma mulher é investigada pelo assassinato de seu marido e a única testemunha é o filho cego do casal.

A diretora francesa Justine Triet contou ao The Hollywood Reporter que o personagem Snoop “não era apenas mais um personagem ou algum animal correndo ao redor, mas fazia parte do conjunto do filme tanto quanto os demais atores”.

O border collie recebeu o troféu Palme Dog antes mesmo do longa “Anatomia de Uma Queda” ganhar a Palma de Ouro, que premia o melhor filme do ano. Messi, contudo, não foi o único cão agraciado com o prêmio.

Confira cinco atores caninos que se tornaram estrelas no Festival de Cannes:

1. Messi – “Anatomia de Uma Queda”

Imagem do cachorro Messi no filme Anatomia de Uma Queda

Snoop é o cão-guia do garoto Daniel, que encontra seu pai morto após uma queda suspeita – Foto: NEON/Divulgação/ND

O cachorro foi premiado em 2023 no Festival de Cannes. Sua tutora e treinadora, Laura Martin Contini, passou 22 dias com ele no set de filmagem. Messi ainda teve que treinar por dois meses para uma cena em que finge a própria morte.

2. Mops – “Maria Antonieta”

O cachorro Mops no colo de Kirsten Dunst, que interpreta a controversa rainha Maria Antonieta no filme de Sofia Coppola.

O cachorro Mops no colo de Kirsten Dunst, que interpreta a controversa rainha Maria Antonieta.- Foto: Divulgação/ND

O fofíssimo pug que interpretou Mops no filme “Maria Antonieta” ganhou o troféu em 2006. Dirigido por Sofia Coppola, a obra retrata a vida da rainha consorte que mais tarde terminaria na guilhotina. Os atores Kirsten Dunst e Jason Schwartzman encarnam a realeza pomposa e abastada às vésperas da Revolução Francesa.

3. Uggie – “O Artista”

Imagem em preto e branco do filme O Artista, em que a atriz Bérénice Bejo sorri para o jack russell terrier Uggie.

Dirigido por Michel Hazanavicius, o filme francês “O Artista” é estrelado por Bérénice Bejo, Jean Dujardin e pelo cachorro Uggie – Foto: Divulgação/ND

Um dos atores caninos mais memoráveis é Uggie, que brilhou no filme mudo “O Artista”. A comédia romântica retrata um ator em declínio e uma atriz em ascensão em Hollywood entre os anos 1927 e 1932.

O jack russell terrier que integra o elenco recebeu a Palme Dog em 2011. Uggie morreu aos 13 anos, em 2015, eutanasiado após uma batalha contra o câncer de próstata.

4. Dug – “Up: Altas Aventuras”

Os personagens Russell, Carl e Dug na animação da Disney Up: Altas Aventuras.

“Up: Altas Aventuras” acompanha o escoteiro Russell, o viúvo Carl Fredericksen e o golden retriever falante Dug em uma viagem emocionante à América do Sul. – Foto: Disney/Divulgação/ND

Nem só os cães de carne e osso são reconhecidos. O personagem Dug, da animação da Disney “Up: Altas Aventuras”, foi premiado no Festival de Cannes em 2009.

Na versão original, Dug é dublado por Bob Peterson, que dirigiu o filme ao lado de Pete Docter. O ator Duda Ribeiro dublou o cachorro na versão brasileira. Em 2021, o personagem ganhou sua própria série no Disney+, chamada “Dug Days”.

5. Otis – “Aniversário de Casamento”

O cachorro Otis, que ganhou a Palme Dog no Festival de Cannes pelo filme Aniversário de Casamento.

O cãozinho Otis é conhecido pela participação em “Aniversário de Casamento” (2001), “Yard Sale” (2004) e “O Filho do Máskara” (2005) – Foto: Divulgação/ND

O primeiro cachorro a ganhar o Palme Dog foi o pequeno Otis, em 2001. Ele atua na comédia dramática “Aniversário de Casamento”, co-dirigida e co-estrelada por Jennifer Jason Leigh e Alan Cumming. O casal Joe e Sally celebra seis anos casados, mas a festa é arruinada pelo aumento das tensões e o desaparecimento de Otis.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.