Esta é a quantidade de exercícios semanais necessária para reduzir o risco de morte por câncer

Não há dúvidas de que a atividade física é um dos pilares para viver mais e melhor, com uma alimentação equilibrada e uma vida social mais ativa. A grande pergunta é: quanto tempo de exercícios semanais é realmente necessário para colher esses benefícios?

Mulher segurando peso e sorrindo

Esta é a quantidade de exercícios semanais necessária para reduzir o risco de morte por câncer – Foto: Freepik/Divulgação/ND

Um estudo realizado pelo Instituto de Saúde Carlos 3º, publicado na revista BMC Public Health, mostrou que substituir apenas uma hora sentada por semana por uma hora de atividade física pode reduzir o risco de mortalidade por todas as causas. E não estamos falando de teorias, mas de dados reais.

A pesquisa analisou informações de 30.955 pessoas, com idades entre 15 e 69 anos, participantes de inquéritos nacionais de saúde feitos em 2011 e 2017. Os dados incluíam o tempo que essas pessoas passavam sentadas e a frequência de suas atividades físicas, classificadas como de baixa, moderada ou alta intensidade.

Essas informações foram cruzadas com registros de mortalidade do Instituto Nacional de Estatística, permitindo calcular o impacto direto das mudanças no comportamento sedentário.

Exercícios semanais se mostraram benéficos à saúde

Pessoa estudando em mesa e escrevendo

Quantidade de exercícios semanais necessária para reduzir o risco de morte por câncer: após acompanhar os participantes por quase seis anos, os pesquisadores registraram 957 mortes – Foto: Freepik/Divulgação/ND

Após acompanhar os participantes por quase seis anos, os pesquisadores registraram 957 mortes. Os resultados mostraram que trocar uma hora sentada por semana por uma atividade física de intensidade moderada ou alta reduziu o risco de mortalidade por todas as causas em 3,3%.

Quando analisadas causas específicas, a redução foi ainda maior: 6,7% para doenças cardiovasculares e 3,1% para câncer. Mesmo atividades de baixa intensidade geraram benefícios, com uma redução de 1,6% no risco de morte por todas as causas.

Segundo Iñaki Galán, pesquisador do Centro Nacional de Epidemiologia, e principal autor do estudo, esses achados reforçam a importância de pequenas mudanças na rotina. “Essa é uma mensagem motivadora, especialmente para quem não consegue praticar atividades de intensidade moderada ou alta. Mesmo exercícios leves podem trazer ganhos importantes para a saúde”, destacou.

A conclusão é clara: você não precisa transformar sua rotina da noite para o dia. Cada passo conta. Substituir uma hora de sedentarismo por movimento, mesmo que leve, é um começo promissor para viver mais e melhor. Que tal começar hoje?

Pessoa se flexionando ate os pés

Trocar uma hora sentado para uma hora de treino garante uma qualidade de vida maior; veja quantidade de exercícios semanais necessária para reduzir o risco de morte por câncer – Foto: Canva/Divulgação/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.