Floripa nas artes: cinco exposições para festejar a cidade

Abaixo seguem cinco dicas de exposições com a curadoria do jornalista Juliano Zanotelli para aproveitar durante o aniversário de Floripa.

Mas tem muito mais e você pode explorar acessando os sites da Fundação Catarinense de Cultura para ver as programações dos museus e espaços expositivos, além da própria Maratona Cultural e da Fundação Franklin Cascaes.

Obra da artista Eli Heil está entre as preciosidades da exposição na Helena Fretta Galeria de Arte, em Florianópolis. – Foto: Acervo Helena Fretta/Divulgação

“Floripa 351”

O Coletivo Floripa Postal, formado pelos fotógrafos Ronaldo Andrade e Mara Freire, apresenta a Mostra Fotográfica “Floripa 351”.

São 18 registros da cidade, está exposta no hall de entrada do MULTI Open Shopping, no Rio Tavares. A visitação é gratuita e pode ser feita até 31 de março. Entrada gratuita

“Raízes Poéticas”

A Fundação Cultural Badesc, que fica no Centro de Florianópolis, está com a exposição “Raízes Poéticas”. São desenhos, gravuras, fotografias, objetos, livros de artista, instalações e técnicas híbridas que abordam principalmente relações entre arte e natureza, pode ser visitada no Espaço Fernando Beck.

Todas as 17 obras surgiram de propostas realizadas desde 2021 pelo grupo de estudos coordenado pela professora Sandra Favero. É gratuito!

Exposição Gustavo Scheidt na Fundação Cultural BADESC. – Foto: Caio Brum/Divulgação

Paisagens Internas”

No Espaço Paulo Gaiad, também na Fundação Cultural Badesc, o artista catarinense Gustavo Scheidt apresenta a sua primeira exposição individual “Paisagens Internas”. Trata-se de um recorte específico para as paisagens do interior de Santa Catarina.

Nela o artista observa essas paisagens como algo interno, subjetivo e busca partilhar e criar outras representações do imaginário de Petrolândia, sua cidade natal. Visitação gratuita.

“Arte Catarinense – memória preservada”

A Galeria Helena Fretta, no Centro, abriu mais uma edição da exposição “Arte Catarinense – memória preservada”. São 60 obras, entre pinturas, desenhos e esculturas que foram produzidas entre 1959 e 2014, por 13 artistas já falecidos, como Eli Heil, Algo Beck, Paulo Gaiad, Elke Hering, Silvio Pléticos, Valda Costa, Meyer Filho, Hassis, entre outros.

Detalhe é que as obras são do acervo da coleção Helena Fretta e estão disponíveis para aquisição. A mostra vai até o dia 20 de abril com visitação gratuita.

Franklin (de gravata, à esquerda) posa ao lado da Kombi e conhecidos, em 1971. – Foto: Arquivo Pessoal de Franklin Cascaes/Divulgação

E assim Franklin Cascaes registrou Floripa

Registros do arquivo pessoal do pesquisador da cultura açoriana, folclorista, ceramista, antropólogo, gravurista e escritor brasileiro, Franklin Cascaes, nascido em Itaguaçu, na região continental de Florianópolis, e que completaria 116 anos no dia 15 de março, integram a exposição temporária “Pelos Olhos de Cascaes”.

Com entrada gratuita, a mostra acontece na sala azul do Franklin Bar, que fica no Centro de Florianópolis, até domingo (24), das 18h às 00h.

“Corpos e Cenas: pelo Olhar DELAS

A Escola de Fotografia Arte Câmera Criativa abre nesta sexta (22) a mostra coletiva “Corpos e Cenas: pelo Olhar Delas”, que reúne trabalhos de 20 fotógrafas e artistas de Floripa e de outros cantos do país. A Arte Câmera fica na Praça Getúlio Vargas, 158, no Centro de Florianópolis. Também com visitação gratuita.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.