Papa reitera importância de evangelizar pelos meios de comunicação

Em audiência com membros de emissora católica estadunidense, Francisco agradeceu pelo trabalho realizado, especialmente em relação a migrantes

Da Redação, com Vatican News

Foto: Alessia Giuliani/IPA/Sipa USA via Reuters Connect

O Papa Francisco frisou a importância de evangelizar através dos meios de comunicação. Nesta quinta-feira, 28, o Pontífice recebeu cerca de trezentos membros do canal de televisão católico “ESNE, O Semeador – Nova Evangelização”, por ocasião do aniversário de 40 anos de sua fundação.

A rede tem sede nos Estados Unidos e também transmite no México e na Espanha. Sem fins lucrativos, foi fundada por Noel Díaz, um leigo mexicano que, após ter iniciado os estudos bíblicos e de História da Igreja, decidiu consagrar sua vida a serviço de Deus e da Igreja por meio da promoção de iniciativas especialmente no campo da comunicação.

No início de seu discurso, o Santo Padre agradeceu a Noel por ter iniciado esta ‘missão’ comunicativa” e recordou um episódio em que teve os sapatos engraxados pelo mexicano durante uma viagem apostólica. “Eu estava terminando minha ronda entre os jornalistas, quando vi um deles cair no chão e começar a limpar meus sapatos: Noel tinha prometido à sua mãe que iria limpar meus sapatos”, detalhou.

Leia mais
.: Comunicar é estar no mundo para cuidar do outro, afirma o Papa

.: Evangelizar com paciência e sem deixar-se desencorajar, exorta Papa

Francisco expressou como ficou impressionado com o olhar de fé de Noel e sua entrega à Providência de Deus. “Foi assim que a ESNE começou. Foi assim que começou esse sonho, que é possível e continua graças à dedicação desta comunidade de comunicadores, de vocês que estão aqui e de muitos outros colaboradores”, afirmou. Além disso, indicou a Santíssima Trindade como a “principal padroeira” da comunicação, uma vez que “vivem se comunicando”.

Evangelizar pelos meios de comunicação

Na sequência, o Papa abordou o projeto ‘Eu sou 73’, que ele definiu como “uma consagração especial a Jesus para construir uma comunidade de evangelizadores capazes de comunicar a alegria do Evangelho e a misericórdia de Deus”. “Hoje, temos grande necessidade de discípulos que continuem a missão confiada pelo Senhor Jesus Cristo”, prosseguiu o Pontífice, “evangelizando também através dos meios de comunicação”.

Diante disso, o Pontífice agradeceu pelo trabalho realizado pela emissora ao ajudar tantas pessoas a rezar, a acompanhar a Santa Missa de suas casas, a receber a formação cristã e as notícias eclesiais. De forma especial, enfatizou a proximidade aos imigrantes de diversos países da América Latina “que precisam de ter pontos de referência, mensagens de conforto em sua língua materna”.

Por fim, o Santo Padre os encorajou “a seguirem em frente, sem parar de olhar para o Céu”, “para Jesus e para os mais necessitados”. “Façam isso com generosidade e criatividade, sempre ancorados na rocha de Pedro, sempre dóceis às indicações da Igreja”, concluiu.

O post Papa reitera importância de evangelizar pelos meios de comunicação apareceu primeiro em Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.