Holy Studio Design leva ouro e bronze no Prêmio Bornancini de Design 2024

A Holy Studio, estúdio de design gaúcho especializado em branding e design de embalagens para o mercado de bebidas alcoólicas, conquistou destaque no Prêmio Bornancini de Design 2024, realizado pela Apdesign (Associação dos Profissionais de Design do RS). O estúdio levou ouro e bronze na categoria Design de Embalagem Profissional, reafirmando sua posição como referência criativa e inovadora no setor. O primeiro lugar foi para Maragato X Chimango, rótulo desenvolvido para a Vinícola Bebber no Rio Grande do Sul, e o terceiro lugar John Chester Ross & Sons, trabalho criado para a linha de produtos premium da House Veritasi, de Kansas City (EUA). 

A cerimônia, que ocorreu na última sexta-feira (22), no Nau Live Spaces, em Porto Alegre, marcou uma edição histórica da premiação, que recebeu o recorde de 846 projetos inscritos de profissionais de todo o país. Este evento, que celebra o centenário do renomado designer gaúcho José Carlos Bornancini, segue como um dos mais prestigiados na valorização do design brasileiro. Além dos trabalhos premiados, a Holy Studio teve outras duas criações entre os finalistas da mesma categoria: H.K. Young Bourbon Whiskey e Maníball Peanut Butter Tequila. 

Fundada em 2019 em Porto Alegre por Erik Marchetti, a Holy Studio se destaca internacionalmente no segmento de design de embalagens para bebidas alcoólicas que vão além da estética, integrando narrativa, cultura e sensorialidade com visão global. O estúdio, que já conquistou o mercado internacional, conta também com os sócios Luis Felippe Cavalcanti, designer e especialista em tipografia e ilustração e Zé De Lazzari, publicitário e diretor criativo baseado na Itália, além de trabalhar com artistas diversos ao redor do mundo.

Segundo Erik, a criação dos rótulos é marcada por um profundo mergulho cultural e histórico. “Arte e design têm papéis diferentes, mas complementares. A arte evoca sensações, enquanto o design é estratégico. Nosso objetivo é dar alma à bebida e conectar o consumidor à história que ela carrega”, explica o designer.

Para Luis Felippe Cavalcanti, a premiação consolida o posicionamento  da Holy no mercado e reforça a importância de explorar novos territórios em design de rótulos, unindo design, arte e storytelling. Atualmente, cerca de 30% de seus mais de 30 projetos simultâneos são para marcas dos Estados Unidos, França, Reino Unido e Itália, consolidando sua presença global. “Pretendemos expandir internacionalmente e aumentar essa porcentagem para 50% a 60% dos projetos. Acreditamos que há um mercado a ser explorado e queremos ver nossas criações rodando o mundo”, planeja Luis Felippe. 

Erik Marchetti. Foto: Alex Ramirez

De acordo com Zè De Lazzari, a possibilidade de abranger outros países permite ainda desenvolver projetos mais criativos, com uso de materiais e possibilidades diferentes, dentro do propósito “taylor made”, ou seja, uma produção feita sob medida para cada cliente. “Nosso processo de desenvolvimento parte de entender profundamente a narrativa que queremos construir, os propósitos e desafios envolvidos. É como escrever o prefácio de um livro, contando a história antes mesmo dela ganhar forma. Depois, seguimos para a criação de etapas internas e trabalhamos com cocriação, garantindo que o resultado seja totalmente personalizado para cada projeto”, explica. 

Desde sua fundação, a Holy acumula prêmios de destaque no cenário global, consolidando sua reputação como um dos estúdios mais inovadores no design de embalagens. Entre os reconhecimentos já recebidos estão: o 1º lugar e dupla medalha de ouro, competindo com grandes marcas internacionais, no Denver International Spirit Awards 2024; Latin American Design Awards (2022/2023); World Brand Design Awards (2021/2022), Brasil Design Awards (2021/2022) e TDC Awards (2023).

Os rótulos premiados

Entre os projetos que conquistaram o júri do Prêmio Bornancini de Design estão embalagens que exemplificam a fusão entre identidade cultural e inovação.

  • Ouro: Vinhos Maragato X Chimango: Uma narrativa épica sobre a história gaúcha ganha vida nos rótulos da coleção. Elementos como armas cruzadas e boleadeiras incorporam a rivalidade entre Maragatos e Chimangos, conectando o consumidor à rica cultura local. 
  • Bronze: John Chester Ross & Sons Whiskey: um tributo ao estilo vitoriano dos anos 1890, o design tem ornamentos e tipografias elaboradas, criando um clássico atemporal que remete à era da proibição nos EUA. Este rótulo também foi premiado em duas categorias no TDC Awards, a mais antiga e prestigiada competição global de tipografia e design de tipos. 

Sobre o Prêmio

Na sua décima edição, o Prêmio Bornancini de Design é um reconhecimento bienal do setor. Um júri composto por 125 especialistas selecionou os melhores projetos em 11 categorias: Branding, Design Gráfico, Design de Ambientes, Design de Embalagem, Design de Produto, Design Digital, Design de Moda, Design Estratégico ou de Serviço, Projeto Conceito, Impacto Positivo e Pesquisa em Design. Os vencedores receberão troféus, o direito de usar o selo da premiação por um ano e inscrições gratuitas para o If Design Award.

O conteúdo Holy Studio Design leva ouro e bronze no Prêmio Bornancini de Design 2024 aparece primeiro em Hallo Magazine.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.