Estrela de Call Her Daddy Expande Império dos Podcasts

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Alex Cooper do podcast Call Her Daddy

Cody Pickens/Forbes

Alex Cooper, 30 anos, é uma empresária de mídia e host do podcast Call Her Daddy, que atrai mais de 13,5 milhões de ouvintes mensais

Em 2018, Alex Cooper estava desempregada e com o coração partido, gravando um podcast com sua então colega de quarto no apartamento em que dividiam em Nova York.

Este ano, Cooper concluiu a sétima e última parada da turnê baseada em seu famoso podcast Call Her Daddy, que atrai mais de 13,5 milhões de ouvintes mensais.

Os shows ao vivo marcam o encerramento de um ano extraordinário para a empresária e podcaster. Em agosto, ela assinou um contrato de US$ 125 milhões (R$ 724 milhões) de três anos com a companhia de radiodifusão via satélite SiriusXM para levar sua empresa de mídia, a Unwell Network, composta por cinco podcasts, para a gigante de rádio com mais de 34 milhões de assinantes.

Império do podcast

A Unwell é um braço da Trending, companhia de Cooper voltada para a Geração Z e fundada em abril de 2023 junto com seu marido, o produtor de cinema Matt Kaplan.

Além do podcast Call Her Daddy, a Unwell supervisiona outros programas populares apresentados por influenciadores, como Hot Mess, com Alix Earle (que tem cerca de 1 milhão de ouvintes mensais) e o Pretty Lonesome, com Madeline Argy (com cerca de 330 mil ouvintes). Assim como Cooper, Earle e Argy também são ex-integrantes da lista Forbes 30 Under 30 da Forbes US.

Os planos de Cooper para a Trending são muitos: eventos ao vivo, programas roteirizados e não roteirizados, podcasts, turnês e comércio. A empresa ainda é jovem, mas o acordo com a SiriusXM fornece um importante suporte financeiro. “Procuramos talentos que sejam interessantes, poderosos, tenham um ponto de vista e uma presença nas redes sociais capaz de amplificar o que fazem no ar”, diz Scott Greenstein, presidente da SiriusXM.

A Sirius já seguiu essa estratégia antes. Em 2006, pagou US$ 500 milhões (R$ 2,9 bilhões) em um contrato de cinco anos com o locutor de rádio e humorista americano Howard Stern. Uma jogada cara, mas eficaz: as assinaturas da Sirius aumentaram de menos de 1,5 milhão em março de 2005 para mais de 4 milhões um ano depois, graças, em parte, a Stern. As receitas da Sirius também dispararam, subindo 193% ano a ano, chegando a US$ 125 milhões (R$ 724 milhões) no primeiro trimestre de 2006. Agora, a aposta é que essa fórmula funcione na era dos smartphones e plataformas como Spotify e YouTube.

Fim do contrato com o Spotify

Antes de assinar com a SiriusXM, Cooper tinha um contrato de US$ 60 milhões (R$ 347 milhões) por três anos com o Spotify. Mas era hora de mudar. “A marca cresceu muito enquanto estava no Spotify”, diz Cooper. “Eu sabia que o dinheiro estaria lá. O acordo foi mais sobre o que Call Her Daddy e Unwell poderiam ganhar para continuar crescendo.”

E cresceram mesmo. Em 2018, Cooper e sua então colega de quarto, Sofia Franklyn, gravavam sobre suas vidas amorosas como solteiras de 20 e poucos anos e rapidamente atraíram uma comunidade de jovens fãs fiéis que se autodenominavam “Daddy Gang”.

O programa chamou a atenção de David Portnoy, fundador da empresa de mídia digital Barstool Sports. Foi um sucesso instantâneo, com 2 milhões de downloads nos dois primeiros meses. Em 2021, Cooper levou o programa para o Spotify, ampliando os temas para além de sexo e relacionamentos.

“Tudo o que faço no meu negócio é estratégico”, afirma Cooper. “Mas também é natural. Não queria continuar falando sempre sobre as mesmas coisas.”

De Anitta a Kamala Harris

No Spotify, o Call Her Daddy se tornou um dos maiores programas de entrevistas. Alex Cooper já entrevistou grandes nomes como a cantora brasileira Anitta, a atriz Jane Fonda, a ginasta Simone Biles e, em outubro deste ano, na reta final da eleição americana, a vice-presidente dos EUA e candidata à presidência, Kamala Harris.

Hoje, o podcast rivaliza com The Joe Rogan Experience e The Daily, do New York Times, pelos primeiros lugares nos rankings de streaming de podcasts.

“Antes do Spotify, eu mal tinha feito entrevistas. Estava vendendo um sonho”, diz Cooper. “Agora, o sonho é realidade e posso decidir com quem quero trabalhar.”

Por enquanto, o Call Her Daddy continuará disponível em plataformas fora da SiriusXM, incluindo o Spotify, embora Cooper afirme que discussões sobre exclusividade estejam em andamento.

Agora cabe a Cooper usar sua influência para renovar a base de assinantes da companhia, atraindo uma audiência mais jovem. “Há muita pressão para continuar inovando, mas eu adoro pressão.”

O post Estrela de Call Her Daddy Expande Império dos Podcasts apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.