Ata do Fed Mostra Que BC Americano Ainda Tem Dúvidas sobre a Taxa Neutra Ideal

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

 

Autoridades do Federal Reserve pareceram divididas em sua reunião neste mês sobre o quanto ainda precisariam reduzir a taxa básica de juros, mas o grupo concordou que esse é o momento de evitar dar orientações muito concretas sobre como a política monetária dos Estados Unidos provavelmente evoluirá nas próximas semanas.

“Participantes observaram que as decisões de política monetária não estão em um curso predefinido e estão condicionadas à evolução da economia e às implicações para as perspectivas econômicas… Eles enfatizaram que seria importante que o Comitê (Federal de Mercado Aberto) deixasse isso claro ao ajustar sua postura de política monetária”, disse a ata da reunião de 6 e 7 de novembro, que foi divulgada nesta terça-feira (26).

Leia também

Eduardo Munoz/ Reuters
Forbes Money

Wall Street Sofre com Expectativas da Manutenção da Taxa de Juros Pelo FED

Getty Images
Colunas

Selic e Fed: como as decisões de juros impactam a economia em 2024

Carlos Barria/Reuters
Forbes Money

Varejo dos EUA tem alta inesperada e indústria se recupera

Sede do Federal Reserve em Washington

Reuters

Sede do Federal Reserve em Washington

Participantes observaram as complicações de se fazer política monetária neste momento, com “muitos” dizendo que a volatilidade dos dados econômicos recentes torna importante tentar discernir as tendências subjacentes, e muitos também destacaram que a incerteza sobre a taxa neutra de juros torna difícil determinar o quanto os custos de empréstimos atuais estão realmente suprimindo a atividade econômica.

Isso fez com que alguns participantes observassem “que o Comitê pode pausar a flexibilização da taxa de juros e mantê-la em um nível restritivo” se a inflação permanecer muito alta, e alguns disseram que os cortes podem ser acelerados “se o mercado de trabalho se deteriorar ou se a atividade econômica vacilar”.

“Muitas” autoridades argumentaram que as dúvidas sobre a verdadeira postura da política de juros “tornaram apropriada a redução gradual da restrição da política monetária”.

O Fed reduziu sua taxa básica em 0,25 ponto percentual, para a faixa de 4,50% a 4,75%, na reunião de três semanas atrás que ocorreu após a vitória do candidato republicano Donald Trump na eleição presidencial dos EUA em 5 de novembro.

De acordo com a ata, as autoridades do Fed pareceram evitar, nessa sessão, qualquer discussão sobre as implicações econômicas do retorno de Trump ao cargo.

A reunião também ocorreu depois que dados econômicos mais fortes do que o esperado — “notáveis”, foi como o chair do Fed, Jerome Powell, se referiu a eles — alimentaram a preocupação de que a política monetária pode não estar restringindo a economia tanto quanto se pensava.

Desde a reunião, autoridades afirmaram que a força econômica contínua significa que a taxa de juros de referência do Fed já pode estar próxima do nível “neutro”, no qual ela não estimula nem restringe a atividade, um argumento a favor de menos cortes, aprovados em um ritmo mais lento, para evitar uma flexibilização excessiva e, possivelmente, o reaquecimento da inflação.

Outros argumentam que é provável que a economia desacelere e que o mercado de trabalho continue enfraquecido, o que seria um motivo para continuar a flexibilizar as condições financeiras para incentivar gastos e investimentos.

Embora investidores ainda esperem que o Fed faça outro corte de 0,25 ponto percentual em sua reunião de 17 e 18 de dezembro, as chances caíram de mais de 80% em meados de outubro para pouco mais de 50% recentemente.

Escolhas do editor

Escolhas do editor

Lista Empresas Mais Inovadoras do Brasil é Destaque da Nova Edição da Forbes

Escolhas do editor

CMO da Jaguar Comenta Rebranding Inusitado

Foto ilustrativa do novo recurso de transcrição de áudio do WhatsApp
Escolhas do editor

Transcrição de Áudio: Veja Como Ativar a Novidade do WhatsApp

O post Ata do Fed Mostra Que BC Americano Ainda Tem Dúvidas sobre a Taxa Neutra Ideal apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.