VÍDEO: Tartaruga sem uma nadadeira é devolvida ao mar em Penha

Resgatada no último dia 22 de janeiro em Bombinhas, Litoral Norte de Santa Catarina, com uma linha de pesca presa à nadadeira e correndo risco iminente, uma tartaruga verde voltou ao mar em Penha nesta quinta-feira (21).

Imagem mostra momento exato em que tartaruga verde é colocada na areia

Tartaruga Verde ficou em tratamento desde janeiro – Foto: Deborah Boeira/ Marcos Kieser/Divulgação

Ambientalistas da Univali de Penha e do projeto Tamar através do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), fizeram a soltura da tartaruga verde (Chelonia mydas) na Praia Grande.

A soltura da tartaruga foi acompanhada por banhistas na praia com importantes mensagens sobre o cuidado e preservação do mar e animais marinhos, pelas tratadoras Maria Luciana e Gabrielle

“Foi um momento de muita emoção para todos nós, e principalmente, com o sentimento de dever cumprido em vê-la retornar para o seu lar”, informou as tratadoras.


Resgate de tartaruga foi marcado por fortes emoções em Penha – Vídeo: Deborah Boeira e Marcos Kieser/Reprodução

Tartaruga-verde perdeu nadadeira por linha de pesca

A tartaruga foi resgatada no último dia 22 de janeiro, em Bombinhas e estava com a linha de pesca na nadadeira esquerda e em risco iminente, sendo retirada em alto mar por pescadores locais.

A equipe fez o atendimento e encaminhou para a Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali Penha.

A tartaruga foi avaliada e cuidada pela equipe de profissionais, recebeu o tratamento conforme as condições de saúde, e após responder bem aos cuidados e concluir a fase de estabilização, foi encaminhado para o Projeto Tamar, em Florianópolis.

Imagem mostra tartaruga caminhando em areia

Tartaruga perdeu nadadeira por linha de pesca – Foto: Deborah Boeira e Marcos Kieser/Reprodução

Devido a lesão grave e irreversível, a nadadeira esquerda foi amputada, visando o bem-estar animal. A tartaruga se adaptou a atual condição e teve uma boa recuperação.

Os animais desta espécie são considerados bastante resilientes a essa condição. “Acreditamos que ela consiga completar o seu ciclo de vida”, destaca os tratadores.

O Tamar foi responsável pela fase de reabilitação, tratamento final e reintegração à natureza.

O resgate de aves, tartarugas e mamíferos marinhos na faixa de areia pode ser solicitado todos os dias das 8h30 às 17h30 pelo 0800 642 3341 – seja para animais vivos ou mortos.

A Univali atua na extensão de praias entre Barra Velha e Governador Celso Ramos (SC).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.