Dicastério confirma canonização do Beato Pier Giorgio Frassati

Decreto promulgado nesta segunda-feira, 25, reconhece milagres atribuídos ao jovem italiano e a uma religiosa, além do martírio de dois beatos

Da Redação, com Vatican News

Beato Pier Giorgio Frassati / Foto: Arquivo

Nesta segunda-feira, 25, o Dicastério para as Causas dos Santos promulgou um decreto autorizando a canonização de dois novos santos, a beatificação de dois mártires e o reconhecimento das virtudes heroicas de um Servo de Deus.

Um dos beatos que será canonizado já era conhecido: trata-se de Pier Giorgio Frassati, jovem italiano que viveu no início do século XX. O prefeito do Dicastério, Cardeal Marcello Semeraro, já havia anunciado a canonização do beato durante a 18ª Assembleia Nacional da Ação Católica Italiana, em maio, e o Papa Francisco confirmou que a cerimônia acontecerá no Jubileu dos Jovens, a ser realizado entre 28 de julho e 3 de agosto de 2025.

Outros contemplados pelo decreto

A outra futura santa é a Beata Maria Troncatti, religiosa da Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora. Ela teve reconhecido um milagre ocorrido em 2015 e atribuído à sua intercessão, de forma que a salesiana agora será elevada à honra dos altares.

Os dois futuros beatos, ambos mártires, são o vietnamita Francisco Xavier Tru’o’ng Bǚu Diệp, sacerdote diocesano morto em 1946, e o leigo Floribert Bwana Chui Bin Kositi, da República Democrática do Congo e que foi assassinado em 2007. Além disso, o Servo de Deus José Lang, que viveu entre os séculos XIX e XX e foi bispo auxiliar de Zagreb, teve suas virtudes heroicas reconhecidas e recebe agora o título de Venerável.

Culto imemorial a religiosa espanhola

O decreto contempla ainda a confirmação do culto imemorial da espanhola Joana da Cruz. Religiosa professa da Ordem Terceira de São Francisco, ela viveu entre os séculos XVI e XVI.

Em 18 de março de 2015, o Papa Francisco autorizou o decreto sobre as virtudes de Joana da Cruz. Além disso, o culto à religiosa, aumentado pela observação de que o seu corpo permaneceu incorrupto depois de muitos anos, entre outros fatores, fez com que o título de bem-aventurada lhe fosse atribuído desde a antiguidade.

O post Dicastério confirma canonização do Beato Pier Giorgio Frassati apareceu primeiro em Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.